Afinal, como o Twitter fatura com a rede social?

Já parou para pensar como um aplicativo pode ser gratuito e valer bilhões de dólares?

Nas últimas semanas, o valor do Twitter se tornou assunto nas mais diversas rodas de conversa, pois o magnata Elon Musk se dispôs a desembolsar quase 44 bilhões de dólares por essa rede social.

continua depois da publicidade

Como não há custo para usar esse aplicativo, separamos os meios que a empresa usa para lucrar e que, provavelmente, devem ser de interesse do Sr. Musk:

1. Twitter Blue

Serviço de assinatura mensal da plataforma e que garante acessos a funcionalidades únicas. Com o Blue, você pode ver artigos sem anúncios, desfazer tweet, ter uma pasta de itens salvos, usar ícones, temas e navegação personalizados, além de sequências com menor número de interrupções visuais.

continua depois da publicidade

2. Super Follows

Essa opção, de um lado, permite ao usuário apoiar seus criadores de conteúdo favoritos. Por outro lado, dá a chance de perfis maiores se relacionarem de forma mais próxima com alguns seguidores, criando conteúdos exclusivos, notificações prévias e outros benefícios.

Os criadores recebem até 90% do valor desses apoios (que variam de 2,99 dólares até 9,99). Porém, caso os rendimentos acumulados ultrapassem 50 mil, as tarifas aumentam e são repassados até 80% dos valores.

3. Twitter Spaces

Basicamente é um bate-papo com ingresso cujo valor é definido pelo host. A ferramenta é muito utilizada para encontro com fãs e workshops.

continua depois da publicidade

4. Licenciamento de dados

Essa é uma das grandes fontes de renda de qualquer rede social. Os dados de todos os usuários são negociados para outras empresas poderem analisar seu público e compreender a melhor estratégia para expandir seus negócios.

5. Publicidade

Outra grande fonte de renda para o Twitter é basicamente cobrar para distribuir de maneira mais efetiva a publicidade de uma empresa ou criador de conteúdo. Com os profissionais adequados, é possível personalizar os anúncios e fazer com que eles cheguem a um público bem específico.

Existem diversos tipos de publicidade, sendo que cada necessidade é mais bem atendida por uma delas. Então, antes de comprar espaço, é bom consultar um gestor de tráfego especialista nessa rede social.

continua depois da publicidade

Mesmo com todas essas modalidades de receita, a contabilidade da empresa não anda das melhores. Em 2020, o prejuízo foi de 1,13 bilhão de dólares e, em 2021, ultrapassou os 200 milhões. Portanto, não é fácil entender o desejo manifestado em números pelo dono da Tesla. Qual é o seu palpite?