Twitter testa nova função que alertará sobre discussões entre usuários

A empresa disse que pretende aprimorar e oferecer apoio aos usuários para que seja mantido um nível de conversa saudável. Confira.

Na última quarta-feira (06/10), o Twitter anunciou uma nova função, ainda em fase de testes, que seria um tipo de “alerta treta”. Ele oferece um aviso aos usuários quando decidirem engajar em um tópico ou comentário que tem potencial para brigas.

continua depois da publicidade

Desde de setembro deste ano de 2021, além do lançamento de um sistema de bonificação para pessoas e organizações do Twitter, a rede já havia dito que estava em um processo de criação de ferramentas relacionadas ao controle de conversas.

A empresa disse que pretende aprimorar e oferecer apoio aos usuários para que seja mantido um nível de conversa saudável. A intenção é oferecer maneiras para que as pessoas possam filtrar discursos indesejados em suas respostas, como xingamentos ou emojis direcionados.

continua depois da publicidade

Essa fase de testes está sendo aplicada nos aplicativos para Android e no iOS. O alerta vai aparecer nas mensagens, destacando valores essenciais para que se mantenha um bom ambiente entre os usuários.

O aviso será a seguinte mensagem: “conversas como essa podem ser intensas”. Para usuários que queiram prosseguir na interação respondendo à publicação, a rede vai abrir uma janela com os seguintes tópicos:

  • Perspectivas diversas têm valor: descobrir novas perspectivas pode fortalecer a sua.
  • Fatos importam: verificar os fatos ajuda a todos;
  • Lembre-se do ser humano: comunicar-se com respeito torna o Twitter melhor.

Twitter em “modo seguro”

Junto com os alertas, o Twitter também está testando um recurso que bloqueia perfis automaticamente para o caso de usuários que foram ofendidos. Esse mecanismo é chamado de “modo seguro”. A opção considera a linguagem que tem sido usada na resposta dos tuítes, por exemplo.

continua depois da publicidade

Se a inteligência artificial da rede social identificar que um perfil esteja publicando insultos ou enviando tuítes repetitivos para uma pessoa, essa conta será impedida de interagir com aquele usuário por sete dias. Mas o autor das postagens não terá sua conta excluída, apenas não poderá seguir ou interagir com o perfil que recebeu ofensas.

De acordo com a empresa, a função “modo seguro” está em processo de testes com um grupo de usuários que utilizam o aplicativo com contas em inglês como idioma oficial.