Para que servem as teclas F1, F2 e F3 do teclado de seu computador?

Você já sabe que seu teclado tem esses comandos, mas sabe para quais ações são indicados?

Por mais que você use seu computador todos os dias, é muito possível que não conheça a função de todos os comandos do seu teclado. Um dos exemplos disso são as teclas F, que ficam acima da linha dos números.

continua depois da publicidade

Hoje, falaremos especificamente a respeito das três primeiras teclas F, que são F1, F2 e F3. Você já precisou utilizá-las em algum momento? Sabe exatamente por que elas estão inseridas no seu teclado?

Para que servem as teclas F1, F2 e F3?

Os comandos das teclas F são chamados também de “chaves”, e o motivo para isso é que, quando combinadas com outras teclas, elas desempenham funções importantes em determinadas ocasiões.

continua depois da publicidade

Tecla F1

A primeira tecla, F1, tem uma função bem específica e restrita, que é abrir o menu de ajuda dentro do programa que você está utilizando.

Tecla F2

A segunda tecla, F2, tem mais funções. Primeiro, ela permite que você renomeie um arquivo ou pasta que foi selecionada no Windows Explorer. Agora, se estiver usando o Microsoft Word, a F2 serve para mover uma palavra que foi selecionada dentro do seu texto.

Existem alguns comandos combinados que são bastante úteis no Word também:

continua depois da publicidade
  • F2 + Ctrl + Alt: Abre um documento novo;
  • F2 + Ctrl: Mostra a visualização da impressão.

No Excel, o comando é usado para abrir uma célula selecionada e que precisa ser editada. A combinação F2 + Shift, nesse programa de planilhas, serve para editar ou inserir um comentário.

Já no programa de criação de slides PowerPoint, a F2 serve para que você vá da caixa de texto para a edição de conteúdo e vice-versa.

Tecla F3

A terceira tecla, F3, tem algumas funções específicas. Primeiro, quando usada sozinha, ela abre uma nova janela de pesquisa no seu navegador. No Word, por sua vez, ela adiciona um bloco de texto que havia sido salvo anteriormente.

continua depois da publicidade

Algumas combinações de funções ficam assim:

  • F3 + Shift no Word: Muda um texto selecionado e alterna entre letras maiúsculas e minúsculas;
  • F3 + Shift no PowerPoint: Tem a mesma função do Word e alterna as letras entre maiúsculas e minúsculas.

E aí, você já conhecia essas funções? Esperamos que elas possam facilitar o seu trabalho em algum momento.