Realidade aumentada no Google Maps: saiba como usar o recurso

Agora, vai ser muito mais simples chegar a um endereço que você ainda não conhece.

Foi-se o tempo em que precisávamos usar mapas físicos ou pedir direcionamentos para pessoas aleatórias enquanto buscávamos um endereço novo. Com o avanço da tecnologia, serviços de geolocalização em tempo real são cada vez mais comuns e, dentro desses, o Google Maps é um dos mais populares.

continua depois da publicidade

Além de oferecer a função de GPS para quando você está dirigindo e precisa chegar em um endereço novo, os usuários do aplicativo do Google Maps agora também podem contar com a tecnologia da realidade aumentada na hora de se localizar em qualquer região.

Disponível para smartphones com os sistemas operacionais Android e iOS, o Google Maps oferece o recurso de realidade aumentada, pelo menos por enquanto, apenas para aparelhos compatíveis com o Google Play Services para RA ou com o ARKit, da Android e do iOS, respectivamente.

continua depois da publicidade

Se você estiver andando a pé na rua, à procura de um restaurante, por exemplo, veja como é possível chegar ao endereço com o novo recurso do Google Maps:

  1. Abra a loja de aplicativos do seu celular (App Store ou Google Play) e verifique se a última versão do app do Google Maps está baixada.
  2. Se o seu aparelho Android for mais antigo, tente instalar o Google Play Services para RA. Depois, é possível checar se a função de realidade aumentada está disponível em seu smartphone.
  3. Abra o aplicativo do Google Maps e, no campo “Aonde você vai?”, digite o endereço que quiser.
  4. Feito isso, toque em “Rotas”, selecione a opção “a pé” e clique em “Iniciar”.
  5. A opção “Live View” aparecerá no canto inferior da tela. Selecione-a.
  6. Conceda a permissão para que o app tenha acesso à câmera fotográfica do celular. Depois, vá em “Continuar com RA”.
  7. Agora, é só seguir o trajeto e observar as orientações conforme você aponta a câmera do celular para o percurso.

Viu só como é simples? Lembre-se de que é importante redobrar a atenção no trânsito e nas pessoas ao redor enquanto estiver com o celular em mãos, hein.