WhatsApp: é possível rastrear alguém pelo aplicativo de conversa?

A resposta é sim. No entanto, a possibilidade depende da liberação do compartilhamento da localização via GPS. Entenda.

Você sabia que dá para rastrear amigos e familiares pelo WhatsApp? Isso mesmo. O mensageiro oferece aos seus usuários uma opção de consulta, por meio de uma ferramenta voluntária que depende apenas da pessoa liberar ou não compartilhamento através do GPS.

continua depois da publicidade

Em uma de suas atualizações, o WhatsApp permitiu que seus usuários compartilhem sua localização em tempo real para que os outros usuários possam encontrá-los.

Atualmente, é possível compartilhar o local de acordo com três opções de tempo: 15 minutos, 1 hora ou 8 horas. A função será ativada em tempo real, mas é preciso estar conectado à Internet para fazer o rastreamento.

continua depois da publicidade

Ficou curioso em saber como rastrear alguém pelo WhatsApp, então, confira, a seguir, o passo a passo de como fazer isso pelo Android e iOS.

Como rastrear alguém pelo WhatsApp (Android)

  • Primeiro, a pessoa que você deseja rastrear precisa abrir a ferramenta de compartilhamento de localização. Para isso, basta tocar no ícone de clipe de papel localizada na caixa de mensagem do bate-papo. Em seguida, tocar na opção “Localização”;
  • O próximo passo é selecionar a opção “Localização em tempo real” e, depois, selecionar “Continuar” na janela de visualização da ferramenta;
  • Agora, basta definir o tempo de compartilhamento da localização: 15 minutos, 1 hora ou 8 horas. Escreva uma mensagem e toque no botão de seta verde para permitir que haja o rastreamento;
  • A localização da pessoa será exibida no chat em formato de quadro. Para abrir o mapa, basta escolher a opção “Ver localização em tempo real”. Quando terminar, é só seguir as ações da pessoa que está rastreando.

Como rastrear alguém pelo WhatsApp (iOS)

  • O primeiro passo é abrir a janela de conversa da pessoa que deseja rastrear. Depois, toque no botão “+”;
  • Após isso, selecione a opção “Localização”. Caso o GPS esteja desabilitado, habilite-o;
  • Agora, toque em “Live Location” e selecione o tempo: 15 minutos, 1 hora ou 8 horas que deseja compartilhar a localização. Caso consiga, escreva uma mensagem e envie-a juntamente com o local tocando no ícone de seta;
  • Na mesma janela de conversa, a pessoa que deseja rastrear pode tocar na opção de enviar e “Ver localização em tempo real”.

Pronto. Com esse passo a passo você vai conseguir rastrear algum amigo ou familiar. Mas, vale relembrar, que isso somente é possível se esse amigo ou familiar liberar o compartilhamento da localização via GPS.