Para quem é cliente Nubank, há novidade. É que a fintech anunciou, nesta segunda-feira (11), um novo recurso para que seus clientes possam organizar seus investimentos de acordo com objetivos, o “caixinhas”. Com esse novo recurso, o banco digital mudou a regra da rentabilidade da conta digital.
O novo recurso, disponível no aplicativo do Nubank, permite aos usuários personalizar “as caixinhas” com nome e foto e guardar o dinheiro com o potencial de rendimento superior ao CDI para acelerar a realização de seus objetivos.
A fintech sugere possibilidade de investimento nessas caixinhas, levando em conta os objetivos e o prazo pré-estabelecido pelo cliente, mas garantindo a liberdade de escolha do usuário entre as opções sugeridas.
De início, o Nubank irá oferecer aos seus clientes RDB (Recibos de Depósito Bancário) com possibilidade de liquidez imediata (caixinha Reserva de Emergência) ou diária (demais caixinhas) e rendimento de 100% do CDI.
Além disso, a fintech também irá oferecer o Nu Reserva Imediata, fundo com estratégia focada em renda fixa com liquidez diária e potencial de superar o CDI ao longo do tempo. O rendimento dos valores destinados a cada caixinha ocorre desde o primeiro dia da aplicação e em todos os dias úteis.
Quando o novo recurso “caixinhas” começa a ser disponibilizado?
O novo recurso “caixinhas” começa a ser disponibilizado neste mês, mas somente para uma base reduzida de clientes. De acordo com o Nubank, até o final de setembro deste ano, todos os clientes terão acesso ao novo recurso.
Nova regra de rentabilidade das contas digitais
Com o novo recurso, a conta digital do Nubank passa a ter rendimento automático retroativo. A nova regra estabelece que o cliente receberá o rendimento total dos 30 dias, no 31º dia, como se estivesse rendendo 100% do CDI deste o primeiro dia. Com isso, ele passará a ter rendimento todos os dias úteis, como dito acima.
Além disso, pela nova regra haverá incidência de Imposto sobre Operação Financeira (IOF) sobre valores transacionados de depósitos com menos de 30 dias na conta digital, o que irá impactar no rendimento real dos clientes.
Vale notar que a nova regra se aplica exclusivamente ao saldo dos novos depósitos. Isso significa dizer que se o cliente precisar usar parte do montante para a realização de algum pagamento ou transferência, o rendimento retroativo e a cada dia útil será aplicado sobre o valor remanescente.
Além disso, os valores que os clientes do Nubank já tinham em sua conta digital antes da nova regra continuarão a render 100% do CDI todos os dias úteis.