Confira 2 funções escondidas no Microsoft Word que são bem úteis

São ferramentas que facilitam a vida dos usuários na hora de escrever textos. Confira.

O Microsoft Word é uma das ferramentas mais utilizadas do Pacote Office. Trata-se de um editor de textos da Microsoft que oferece inúmeras funções para seus usuários para facilitar a escrita de textos.

continua depois da publicidade

Porém, apesar de muitas dessas funções serem bastante conhecidas, outras não são tão conhecidas assim por parte dos usuários do software, ficando ali escondidas em meio a tantas ferramentas.

Sabendo disso, nós selecionamos 2 funções que estão escondidas no Microsoft Word e são bem uteis no dia a dia.

continua depois da publicidade

1. Ditar texto

Uma das funções escondidas no Word é a “Ditar”. Com ela, as palavras são adicionadas a partir do reconhecimento de fala, sendo o texto escrito a partir das palavras ditadas pelo usuário.

A ferramenta funciona bem, mas não adiciona pontuação ao conteúdo. Assim, o usuário precisará revisar o que foi escrito. Confira abaixo como usar a função “Ditar”:

  • O primeiro passo é abrir um novo documento no Word. Depois, basta tocar sobre a opção “Ditar”, localizada no menu superior;
  • Após isso, é começar a ditar o texto. A medida que isso é feito, as palavras vão aparecendo no documento. A dica é falar devagar;
  • Se desejar, é possível realizar algumas configurações automáticas, impedindo que o software reconheça xingamentos e adicione pontuação. No entanto, tal possibilidade não funciona corretamente.

2. Modo foco

Outra função escondida no Word é a “Modo Foco”. Ela é ideal para quem passa horas escrevendo e precisa se livrar de distrações. O recurso funciona como um auxílio durante a escrita, ocultando todas as funções do programa e mantendo somente o bloco de texto.

continua depois da publicidade

Assim, o usuário consegue se concentrar com a escrita e se distrai com os ícones ou notificações do Windows. Para ativar essa função, veja abaixo o passo a passo:

  • Primeiro, na página inicial, procure a aba “Exibir”;
  • Nessa aba, clique em “foco”;
  • Com isso, o editor ficará em tela cheia. Para sair da tela cheia, basta pressionar a tecla “ESC” no teclado.