Confira 5 funções do Google Docs que você ainda não conhecia

Melhore ainda mais seu uso desse processador de texto que vem ganhando mais usuários a cada dia.

Ferramenta do Google para produzir, editar ou processar textos, o Google Docs vem ganhando popularidade devido às suas funcionalidades e vantagens em relação aos concorrentes.

continua depois da publicidade

Uma das coisas que mais chama atenção no Google Docs é o fato de a ferramenta ser completamente gratuita e também o de que as alterações são salvas, constantemente, de forma automática (o que evita que você perca seu trabalho).

Além disso, o editor permite que mais de uma pessoa trabalhe no mesmo documento, garantindo que as atualizações apareçam, em tempo real, para todos os editores.

continua depois da publicidade

Essa popularidade crescente fez com que o Google implementasse diversas atualizações e novas ferramentas ficassem disponíveis. A seguir, separamos cinco funções que, provavelmente, você ainda não conhecia:

1. Criar documentos muito mais rapidamente

Caso você esteja logado nas suas contas Google, basta digitar “doc.new” e apertar o “Enter” na barra de endereços do navegador, ou no campo de pesquisa da Google.

Esse comando irá, imediatamente, criar um documento dentro do seu drive.

continua depois da publicidade

2. Acessar outros conteúdos da Google

Utilizando o comando “Ctrl + Alt + Shift + i”, ou procurando pela aba “Ferramentas”, o recurso “Explorar” permite pesquisas, adição de imagens e o acesso de arquivos que estejam no seu Google Drive.

3. Digitação por voz

Na aba “Ferramentas” é possível habilitar a digitação por voz, que, como o próprio nome sugere, permite a redação de textos verbalmente.

4. Dicionário

Para saber como se escreve uma palavra, ou conferir seu significado, basta usar a ferramenta “Dicionário” na aba de ferramentas, ou digitar o comando “Ctrl + Shift + Y”.

continua depois da publicidade

5. Comparação de documentos

Também na aba de ferramentas é possível procurar pela função de comprar documentos, o que pode ajudar muito a revisar ou analisar plágio de um texto.

Caso ainda não conheça o Google Docs, saiba que o programa pode ser uma ótima opção, principalmente se você trabalha em mais de um computador. Isso porque os arquivos ficam disponíveis na nuvem e, assim sendo, podem ser acessados de qualquer lugar.