A partir deste mês de novembro, a TIM vai desativar números de clientes que vieram da Oi Móvel, mas não usam a linha nem efetuam recargas. O processo deve ser concluído no início de 2023.
O presidente da TIM, Alberto Griselli, falou sobre o assunto em uma entrevista ao Estadão/Broadcast. De acordo com ele, “o racional é simples: nossa política de cancelamento de clientes é diferente da Oi. Para nós, não faz o menor sentido manter na base quem não usa a linha, não faz recarga nem gera valor”.
Essa política de cancelamento também já foi adotada por outras empresas, como a Vivo, que na semana passada declarou ter desligado os números de 3 milhões de pessoas, o que corresponde a 25% do total de 12 milhões de usuários antigos da Oi Móvel.
A TIM não revelou o número total ou a porcentagem de clientes que serão desativados, mas, conforme as estimativas de Griselli, esse valor também vai ser significativo, pois a TIM recebeu 17 milhões de acessos vindos da antiga Oi Móvel.
Se o corte for semelhante ao feito pela Vivo, aproximadamente 4,2 milhões de linhas poderão deixar de existir ao longo dos próximos meses. Conforme explicou Griselli, o cliente inativo, além de não gerar receita, não cobre os custos de manutenção das linhas.
Critérios de desligamento da Anatel
Os desligamentos seguirão critérios pré-estipulados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O órgão define que podem ser desabilitados números que não fazem nem recebem chamadas e que também não efetuam recargas.
Importante lembrar que a venda das redes móveis da Oi, feita para as operadoras TIM, Claro e Vivo, rendeu R$ 16,5 bilhões à antiga empresa de telefonia. As três operadoras buscam, no entanto, reaver R$ 3,2 bilhões do dinheiro pago, alegando que a Oi não cumpriu todos os seus compromissos financeiros e operacionais.