FETEG transmite espetáculos teatrais gratuitos pelo Youtube

A Federação de Teatro de Goiás (FETEG) está transmitindo, pelo seu canal no Youtube, espetáculos de diversas companhias diferentes gratuitamente. Desde o dia 12 de outubro, já foram veiculados dois espetáculos e neste domingo (18) acontece a apresentação do terceiro: ‘Assombração’, da Esqueteria Macacos, às 20h. continua depois da publicidade A peça, focada na contação […]

A Federação de Teatro de Goiás (FETEG) está transmitindo, pelo seu canal no Youtube, espetáculos de diversas companhias diferentes gratuitamente. Desde o dia 12 de outubro, já foram veiculados dois espetáculos e neste domingo (18) acontece a apresentação do terceiro: ‘Assombração’, da Esqueteria Macacos, às 20h.

continua depois da publicidade

A peça, focada na contação de causos à luz de velas, será montada na casa da atriz Adriana Veloso, que também irá apresentar o espetáculo “Dalí”, com a Cia Benedita, no dia 21 de novembro deste ano. ‘Assombração’ também será transmitido pelo Instagram da artista (@adrianavelosoatriz).

Ocupa FETEG

O Ocupa FETEG é um projeto da Federação de Teatro de Goiás contemplado no Fundo de Arte e Cultura de Goiás, em 2018. A proposta prevê a realização de 25 espetáculos cênicos, 25 oficinas e seis Saraus das Minas. Por conta da pandemia de COVID-19 em 2020, a federação teve que adaptar as ações que seriam feitas de forma presencial.

continua depois da publicidade

De acordo com o presidente da FETEG, Thiago Moura, todo o processo vem sendo um grande desafio para a entidade e seus filiados. A arte de resistir, inerente aos fazedores teatrais, antes via a internet como um obstáculo. “Agora a gente vê a internet como única possibilidade de conexão com as pessoas. Então o que era “inimigo” começa a ser aliado”, afirmou.

O teatro do novo normal

Um dos grandes desafios encarados pela nova gestão da FETEG é a criação de uma federação mais plural. Para isso, ações focadas no acolhimento de mulheres, negros, índigenas e membros da comunidade LGBTQI+ – filiados e público da entidade – são as prioritárias neste ano. “Teatro é a forma, mas o conteúdo são as inquietações sociais”, afirmou o presidente.

Para atingir uma identidade mais inclusiva, a FETEG convidou o artista Wes Gama para pintar um mural destacando os povos originários em sua sede. Além disso, a federação também está usando o momento de pandemia para fazer pesquisas sobre a relação dos atores e da tecnologia e a respeito do papel do ator no mundo atual.

continua depois da publicidade

“Cabe ainda a nós perguntar como o teatro se alinha com um mundo cada vez mais digital, sendo ele, uma arte do agora, do encontro e do tempo presente. A figura do ator talvez faça o papel de mediador dessas relações já que ele transcende a experiência teatral e também a experiência cinematográfica, do vídeo, das mídias digitais, da arte de rua e dos rituais”, sintetizou Thiago.

Programação de Apresentações

18/10 – 20h – Instagram @adrianavelosoatriz
Espetáculo “Assombração” – Esqueteria Macacos

22/10 – 20h – Youtube da FETEG
Espetáculo “Katatonisch” – Grupo Bastet

continua depois da publicidade

03/11 – 20h – Youtube da FETEG
Espetáculo “Os Javalis” de Gil Vicente Tavares – Grupo de Teatro Guará (PUC Goiás)

21/11 – 20h – Instagram @adrianavelosoatriz
Espetáculo “Dali” – Cia Benedita

22/11 – 16h – Youtube da FETEG
Espetáculo “Tranças” – Teatro Destinatário

continua depois da publicidade

13/12 – 20h – Youtube da FETEG
Espetáculo “O Homem Decomposto” – Laborsatori