Festivais de cinema exibem mais de 100 filmes gratuitos no YouTube; confira!

A pandemia do coronavírus afetou a indústria cinematográfica, bem como o lançamento de inúmeras produções independentes ao redor do mundo. Para rebater a crise instaurada e reavivar o cenário, festivais consagrados de cinema devem exibir mais de 100 filmes gratuitos no YouTube. continua depois da publicidade A partir desta sexta-feira (27/05), o projeto We Are […]

A pandemia do coronavírus afetou a indústria cinematográfica, bem como o lançamento de inúmeras produções independentes ao redor do mundo. Para rebater a crise instaurada e reavivar o cenário, festivais consagrados de cinema devem exibir mais de 100 filmes gratuitos no YouTube.

continua depois da publicidade

A partir desta sexta-feira (27/05), o projeto We Are One: A Global Film Festival contemplará:

  • Títulos novos e clássicos do cinema mundial (curadoria pelos festivais participantes, como Berlim, Cannes, Veneza, Toronto e Nova York);
  • Conversas com diretores;
  • Apresentações musicais;
  • Apresentações humorísticas.

De acordo com o comunicado oficial, “o evento digital de 10 dias vai celebrar vozes globais, elevar filmes com poder de mudança e trazer audiências de todo mundo, juntos para criar conexões significativas”.

continua depois da publicidade

Mais de 100 filmes gratuitos no YouTube

Até o dia 07 de junho, os curadores do evento devem exibir produções audiovisuais de 35 países diferentes. Isso inclui a estreia mundial do documentário “Iron Hammer”, que retrata a vida da ex-estrela olímpica chinesa de vôlei “Jenny” Lang Ping.

O perfil oficial no YouTube também disponibilizará uma conversa exclusiva com os diretores Bong Joon Ho (Parasita) e Guillermo del Toro (A Forma da Água). Ao todo, serão exibidos 31 longas e 72 curtas. Ao menos 13 deles terão estreias mundiais veiculadas no próprio YouTube.

“Você poderá assistir a uma estreia do filme e, durante essa estreia, os cineastas vão aparecer e apresentá-lo. Haverá uma conversa depois”, disse a organizadora Jane Rosenthal para a Reuters.

continua depois da publicidade

Rosenthal destacou que a sua intenção extrapola os limites da indústria cinematográfica: ela quer alcançar pessoas que nunca foram a um festival de cinema.

Como a ideia surgiu

Jane Rosenthal disse que a ideia emergiu com base no seu festival de Tribeca, que lançou junto ao ator Robert De Niro em 2002. A norte-americana enfatizou que a crise do coronavírus não pode afetar as experiências humanas.

“Estamos todos globalmente no mesmo lugar, mesmo que isso [a pandemia] atrapalhe essa proximidade fisicamente. Então, comecei a pensar em como reunir o mundo nesses tempos”, explicou.

continua depois da publicidade

Mesmo que sejam filmes gratuitos, os espectadores serão convidados a doar para o Fundo de Resposta Solidária da Organização Mundial de Saúde (OMS). Toda a programação do festival pode ser acessada diretamente no site do We Are One.