Filmes da Netflix inspiradores para quem quer ser empreendedor; veja lista

Um bom filme pode colaborar e muito para nos motivar, sobretudo, filmes biográficos de grandes homens e mulheres que fizeram história. Na principal plataforma de streaming do momento, Netflix, existem filmes inspiradores para nos projetar a desenvolver nosso lado empreendedor. continua depois da publicidade Confira quais serão os lançamentos de agosto na Netflix Netflix: saiba […]

Um bom filme pode colaborar e muito para nos motivar, sobretudo, filmes biográficos de grandes homens e mulheres que fizeram história. Na principal plataforma de streaming do momento, Netflix, existem filmes inspiradores para nos projetar a desenvolver nosso lado empreendedor.

continua depois da publicidade

São diversos filmes na Netflix para quem quer ser empreendedor, entre biográficos ou não, mas que sempre poderão injetar em cada um de nós a vontade de alcançar os objetivos com perseverança, foco e determinação. O Tudo Bahia apresenta algumas dicas destes filmes abaixo com um resumo (sinopse) de cada um para que você faça a melhor escolha e, quem sabe, até maratonar.

Filmes na Netflix para empreendedor

1. O Menino Que Descobriu o Vento

Nada melhor que começarmos com um “figurão” das redes sociais que, volta e meia, tem cenas motivacionais editadas em algumas redes sociais. Lançado em 2019, o filme está disponível na Netflix desde 08 de abril de 2020 e com um elenco principal formado por Maxwell Simba, Chiwetel Ejiofor, Aïssa Maïga.

continua depois da publicidade

O filme do diretor Chiwetel Ejiofor é baseado em fatos reais e conta a história de um garoto adolescente do Malawi, país da África Oriental, que encontrou nos estudos a fórmula para ajudar sua comunidade e, consequentemente, ganhar notoriedade e se tornar respeitado pela sua perseverança.

Através da energia captada do vento, ele consegue captar água de um poço e resolver o problema de abastecimento de água naquela região. O célebre africano é interpretado no filme por Maxwell Simba, ator queniano. Esse é, definitivamente, um dos filmes na Netflix para empreendedor (ou para quem deseja ser em breve).

2. Steve Jobs

O filme biográfico do inventor da Apple foi lançado em 2016 pela Universal Pictures, mas somente em abril de 2021 entrou no catálogo da Netflix. Como sugere o nome do filme, Steve Jobs, a biografia revela momentos importantes da vida do inventor, empresário e magnata.

continua depois da publicidade

Revela seu processo de evolução desde o desenvolvimento do Macintosh nos longínquos anos de 1984. Mas o filme, igualmente, revela os dramas vividos na vida empresarial e pessoal do personagem.

Muita gente vê apenas o magnata da comunicação inventor da marca mais cara do mundo, mas poucos conhecem o lado humano, frágil e cheio de falhas de Jobs. O filme conduz o espectador a emoções diversas e, muitos de nós nos identificamos com um pouco de Jobs.

3. Filmes na Netflix para empreendedor: Talento e Fé

Este, que é um dos filmes para quem pretende ser empreendedor, aborda situações peculiares nos Estados Unidos, na década de 70, como questões raciais e o poder da fé para superar essas diferenças. O filme, produzido pela Provident Films, é biográfico e tem como personagem central o então jogador de futebol americano Tony Curtis Nathan, que jogava em um time colegial.

continua depois da publicidade

Nessa época, a segregação era muito forte no país, porém, existia, também, um crescimento significativo dos movimentos avivalistas cristãos. Com isso, o time que Tony representava foi totalmente envolvido pelo sentimento de fé em Cristo e por uma vontade de tornar-se melhor e humanizado.

Esse sentimento acaba por trazer bons resultados ao time e motivação aos atletas que vencem a competição intercolegial. Já Tony Curtis Nathan é contratado para jogar a Superliga americana. É um filme inspirador e que irá fazer com que você mantenha sempre uma perseverança.

3. O Aviador

Inicialmente, é necessário destacar que esse filme da Netflix é inspiração não apenas para aqueles que desejam empreender, mas, também, para atores. Até porque a atuação do protagonista Leonardo Dicaprio é algo primoroso e que demonstrou porque ele é um colecionador de prêmios e fãs.

continua depois da publicidade

O filme foi lançado em 2005, produzido por Martin Scorsese com roteiro de John Logan, e entrou no catálogo da Netflix em 2020. Conta a história de uma lenda norte-americana, Howard Hughes, que era o homem mais rico do mundo, mas apaixonado por aviação, cinema e empreendedorismo.

Essa combinação fez dele um aventureiro que se tornou aviador, engenheiro aeronáutico, produtor e diretor de cinema e um industrial inquieto. O filme, em que Dicaprio foi indicado ao Oscar como Melhor Ator interpretando Hughes, vai nos apresentar como as ideias e a paixão por algo podem se tornar ingredientes do sucesso.

4. Forrest Gump: O Contador de Histórias

Seria redundante dizer que o filme é um clássico e que conquistou milhões de fãs no mundo inteiro. Lançado em 1994 com uma atuação brilhante de Tom Hanks, o filme do diretor Robert Zemeckis, vencedor do Oscar de melhor filme, está no catálogo da plataforma de streaming para quem deseja rever ou assistir pela primeira vez e se motivar.

O filme viaja por 40 anos de história do país do Tio Sam, numa visão simples de um homem “Forrest Gump” desprovido de Q.I aguçado, mas com singeleza e primorosa bondade. Uma das sacadas para prender o espectador é a paixão de infância do personagem que está impregnada em sua memória.

Esse é um dos filmes da Netflix para empreendedor. A maior lição é de como o amor pode nos motivar e ser a mola propulsora de muitas decisões em nossas vidas.

5. Gladiador

Talvez, você se pergunte porque este filme tão batido nas Sessões da Tarde da rede Globo está sendo indicado aqui como uma boa pedida para inspirar quem quer ser empreendedor. O filme do diretor Ridley Scott, que está à disposição na Netflix, foi indicado a 12 categorias do Oscar, tendo, portanto, garantido cinco estatuetas.

O destaque, sem dúvida, foi para a atuação impecável de Russell Crowe no papel principal de Máximus. A obra se torna uma motivadora por mostrar algo fundamental na vida de um empreendedor: a liderança. Baseado na história romana no ano de 180 d.C o imperador Marco Aurélio decide que seu império será entregue ao general do seu exército Maximus (Russell Crowe).

Entretanto, o filho do imperador, sucessor legal, Cómodo (Joaquim Phoenix), arquiteta e executa o plano de matar o próprio pai e assumir o trono. Sentindo-se ameaçado por Maximus, ele decide matá-lo com toda a família do general. Porém, somente o general sobreviveu, mas amargurado por ter filho e esposa mortos.

Máximus decide viver no anonimato como um escravo e torna-se um gladiador. Mas, para ficar vivo durante as competições no Coliseu, ele precisou usar seu espírito de liderança e utilizou outros gladiadores para chegar até o final. Como não associar a obra aos filmes da Netflix para empreendedor? É sobre superação apesar das circunstâncias.