Compositor brasileiro entra com ação sobre plágio contra a cantora Adele

O compositor afirma que a música Million Years Ago, do disco "25", é mais de 80% cópia de sua melodia e harmonia. Saiba mais.

Uma das maiores celebridades da música mundial,  a cantora britânica Adele, está sendo alvo de um processo movido por um compositor brasileiro. O mineiro Toninho Geraes acusa a cantora de supostamente plagiar a música “Mulheres”, um dos clássicos gravados pelo sambista Martinho da Vila.

continua depois da publicidade

O compositor afirma que a música Million Years Ago, do disco “25”, é mais de 80% cópia de sua melodia e harmonia. Conforme ele, as notas em harmonia empregadas no início da música de Toninho Geraes foram introduzidas no início e final da música de Adele.

Em entrevista à Revista Veja, o compositor afirma que sua reação foi de perplexidade.

continua depois da publicidade

“Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada” disse.

O compositor mostrou as duas notificações extrajudiciais enviadas à cantora e sua equipe. Ele também disse que encaminhou a notificação ao produtor de Adele, Greg Kurstin. Na entrevista, Toninho Geraes afirma que não houve interesse da gravadora, cantora ou seu produtor por um acordo, que sequer se manifestaram. Diante da situação, a ação foi movida contra Adele e os demais citados.

Um músico consultado pelo Tudo Bahia, Carlinhos Santos Ferreira, com estúdio em Minas Gerais, avaliou as duas canções. Ele disse que é improvável ocorrer uma coincidência. Conforme Ferreira, até o tempo exato dos compassos e trocas de notas é igual.