25 anos sem Renato Russo: relembre biografia, carreira e sucessos do cantor

Com o Legião Urbana, o cantor lançou oito discos de estúdio, sendo que o último “Uma Outra Estação” foi lançado nove meses após sua morte.

Já se passaram 25 anos desde aquela fatídica despedida do poeta Renato Russo em 11 de outubro de 1996. A multidão se espremia literalmente na parte externa do cemitério do Caju, onde seria cremado o corpo do cantor que, por sua vez, teria suas cinzas depositadas em um jardim florido como ele tanto gostava.

continua depois da publicidade

Renato ‘Russo’ Manfredini Júnior nasceu no Rio de Janeiro uma semana após a despedida do verão e o início do outono em 27 de março de 1960. Filho do funcionário do Banco do Brasil, Renato Manfredini, e de uma professora de inglês,  Maria do Carmo, Renato Russo passou boa parte da vida em Brasília.

Na adolescência, mesmo enfrentando uma doença rara que por vezes o deixava em uma cadeira de rodas, o lado poeta e muito sensível ganhou forças e ele começou a trilhar o caminho da música. Seu primeiro grupo foi o Aborto Elétrico, criado em 1979. Mas o grande momento do artista veio mesmo com a criação do Legião Urbana.

continua depois da publicidade

“O Trovador Solitário”, como era conhecido, conseguiu ser o porta-voz de uma geração que ensaiava entrar no mundo moderno, com uma evolução na forma de pensar e agir em detrimento do conservadorismo.

Renato Russo cantava o amor sem censura e perfilou seus anseios mais profundos por um país melhor e uma sociedade com mais direitos para todos, independente de religião, opção sexual, cor da pele e poder econômico.

Com o Legião Urbana, o cantor lançou oito discos de estúdio, sendo que o último “Uma Outra Estação” foi lançado nove meses após sua morte em consequência do HIV. A equipe do cantor ainda lançou quatro discos em carreira solo, sendo dois deles póstumos: “O Último Solo” e “O Trovador Solitário”.

continua depois da publicidade

O cantor conseguiu arrebatar, através de suas canções, uma verdadeira legião de fãs, tanto do seu trabalho solo quanto todos que foram desenvolvidos em parceria com os demais integrantes da Legião Urbana. O lado escritor do poeta das canções fez com que ele publicasse quatro livros, com destaque para  “Só Por Hoje e Para Sempre – Diário do Recomeço” e o romance “The 42nd St. Band – Romance de uma banda imaginária”.