Melhores Filmes da Netflix que venceram prêmios do Oscar; confira ótimas opções

A plataforma de streaming recebeu 35 indicações em filmes que estão disponíveis em seu catálogo. Veja opções para maratonar.

O Oscar, naturalmente, é a celebração máxima de uma conquista pelo desempenho cinematográfico adquirido. Com 92 anos de existência, a premiação é criteriosamente feita a partir da análise de vários fatores e um filme pode receber várias indicações.

continua depois da publicidade

Ao assistir um filme que passou pelo crivo dos especialistas em cinema e conseguiu uma premiação, evidentemente, temos consciência de que estamos diante de algo que pode nos cativar. Na plataforma da Netflix, existem diversos filmes vencedores do Oscar, inclusive, na edição de 2021 ocorrida em 25 de abril.

A plataforma de streaming recebeu 35 indicações em filmes que estão disponíveis em seu catálogo. Entre os que foram premiados e estão na Netflix, destacam-se “A Voz Suprema do Blues”, “If anything happens I love you”, “Two distant strangers”, “Mank”, “Os 7 de Chicago”, entre muitos outros. Vamos trazer uma breve sinopse de alguns e a lista completa logo em seguida.

continua depois da publicidade

1. Os 7 de Chicago (The Trial of the Chicago 7)

O filme, dirigido por Aaron Sorkin, é baseado em fatos reais e conta a história da célebre manifestação que ocorreu durante o Congresso do Partido Democrata em 1968. As manifestações foram conturbadas com enfrentamento direto entre a polícia e os manifestantes.

O roteiro também foi escrito pelo diretor Aaron Sorkin, que, na verdade, é roteirista e se aventurou na direção. Os personagens principais que fazem parte do grupo de protesto são: Abbie Hoffman (Sacha Baron), Jerry Rubin (Jeremy Strong), David Dellinger (John Carrol), Tom Hayden (Eddie Redmayne), Rennie Davis (Alex Sharp), John Froines (Danny Flaherty) e Lee Weiner (Noah Robbins).

2. Mank

Filmado em preto e branco, áudio mono, mas com roteiro muito bem detalhado e intimista, o longa-metragem “Mank” não chegou ao Oscar por acaso. A conturbada história do roteirista Herman J. Mankiewicz (Gary Oldman), que cravou o icônico “Cidadão Kane”, com o autor Orson Welles (Tom Burke), é o pano de fundo.

continua depois da publicidade

O filme tem um lado cult e que demonstra os piores conflitos que ocorrem na mente humana diante das crises.

3. A Voz Suprema do Blues (Ma Rainey’s Black Bottom)

Dirigido por George C. Wolfe, o filme tem como pano de fundo a romântica Chicago do ano de 1927, em que Ma Rainey (Viola Davis) se vê numa forte tensão no processo de gravação em um estúdio com um trompetista ambicioso Levee (Chadwick Boseman) e os diretores com disposição seletiva para o público “branco”.

O filme traz o lado criativo, inspirador do blues e, sobretudo, dos conflitos sociais e de identidade que ajudaram a formular o estilo musical. O filme que se destacou em figurino e maquiagem no Oscar possui excelente fotografia e, evidentemente, atuações impecáveis.

continua depois da publicidade

4. Era Uma Vez Um Sonho (Hillbilly Elegy)

Uma mãe alcoólatra, preconceito, pobreza e uma sociedade nem sempre justa, são os ingredientes do roteiro de Vanessa Taylor no filme Era Uma Vez Um Sonho, dirigido por Ron Howard. O filme narra a história da família Vance que se muda para Ohio na busca de uma vida melhor após a pobreza em sua cidade no pós-guerra.

O membro mais novo da família consegue entrar na Universidade de Direito e retorna a sua cidade. Tudo inicialmente parecia encaminhar para viver o sonho americano, mas na verdade ele se deparou com as tristezas e angústias de todos os problemas que surgirão, sobretudo, no âmbito familiar.

5. Dois Estranhos (Two distant strangers)

O filme lançado este ano narra a história de um homem negro, Carter James (Joey Badass), que sofre preconceito de um policial e chega a ser alvejado por ele. Tudo que o personagem queria era apenas voltar para casa e ver seu cachorro após voltar de um encontro totalmente feliz.

continua depois da publicidade

Ocorre que, após ser baleado, o jovem percebe que está revivendo tudo de novo que aconteceu naquele dia. Quem encarna o policial Merk é o ator Andrew Howard. O filme é muito interessante e bem dirigido.

6. Crip Camp: Revolução pela Inclusão (Crip Camp: A Disability Revolution)

O documentário também foi premiado no Oscar e está no catálogo da Netflix. Para quem gosta de assistir a bons e bem dirigidos documentários, essa é uma excelente pedida. O material mostra como um acampamento para jovens com deficiência, no final da estrada de Woodstock, chamado de Camp Jened, iria ser uma revolução na luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

Aquele foi um dos movimentos mais fortes e belos que já ocorreram na história da defesa de pessoas deficientes. Após aquele encontro narrado no documentário que reúne imagens reais e depoimentos, a vida de nenhum deles que ali estavam voltou a ser a mesma.

7. O Tigre Branco (The White Tiger)

As palavras que mais ornam com a história do Tigre Branco são superação e motivação. Baseado no best-seller do News York Times, o filme conta a empolgante história de um jovem pobre chamado Balram Halwai (Adarsh Gourav) que passa por muitas humilhações e consegue vencer se tornando um empresário muito rico na índia moderna.

Ele aprenderá, através da submissão aos seus patrões milionários Ashok (Rajkummar Rao) e Pinky (Priyanka Chopra), que o jogo do poder é sujo e envolve traições. Para quebrar esse paradigma, ele se revolta e resolve seguir sozinho, sobretudo, utilizando-se de sua esperteza. A história vai possibilitar que aprendamos muito sobre superação.

8. O Céu da Meia-Noite (The Midnight Sky)

Mais que ficção-científica, esse filme, dirigido por ninguém mais que George Clooney, narra uma história em que o planeta Terra ficou destruído e impossibilitado de viver nele. O personagem principal é o cientista Augustine (George Clooney), que vive uma quarentena na região do Ártico e busca comunicar-se com os colegas que são astronautas.

O filme possui um excelente roteiro e um elenco muito bem escolhido. Destaca-se no filme a capacidade de colocar os sentimentos e valores humanos acima da própria ciência.

Mais filmes vencedores do Oscar na Netflix

Veja abaixo a lista completa de filmes que estão disponíveis na Netflix que foram destaques no Oscar:

  • A Voz Suprema do Blues;
  • If Anything Happens I Love You;
  • Two Distant Strangers;
  • Professor Polvo;
  • Mank;
  • Os 7 de Chicago;
  • Pieces of a Woman;
  • Era Uma Vez um Sonho;
  • O Tigre Branco;
  • Destacamento Blood;
  • Relatos do Mundo;
  • A Caminho da Lua;
  • Shaun, o Carneiro, O Filme: A Fazenda Contra-Ataca;
  • Crip Camp;
  • A Love Song for Latasha (Uma canção para Latasha);
  • Festival Eurovision da Canção: A saga de Sigrit e Lars;
  • Rosa e Momo;
  • Love and Monsters (Amor e Monstros);
  • O Céu da Meia-Noite.