WhatsApp modifica regras sobre denúncia de mensagens; entenda

Nos casos de repetidas denúncias contra um perfil, a plataforma pode banir a conta do respectivo usuário. Saiba mais.

Algumas mensagens indesejadas podem tirar a paz de qualquer pessoa, podendo ser spam, injúria e/ou discurso de ódio. O WhatsApp já possui uma forma de realizar denúncias. Com algumas modificações realizadas recentemente, já é possível tornar mais específico esse processo.

continua depois da publicidade

Para realizar a denúncia, o WhatsApp recebia apenas as cinco últimas mensagens da conversa. Agora, é possível denunciar mensagens específicas, ainda que mais antigas. Esse processo não irá mudar se for para denunciar o perfil.

Mas, para denúncias de mensagens, o WhatsApp agora consegue identificar, seja individual ou em algum grupo. A forma de fazer a denúncia às vezes muda de um sistema operacional para outro, sendo, portanto, necessário entender cada processo. Vamos especificar aqui para quem utiliza Android ou IOS.

continua depois da publicidade

IOS (iPhone)

Abra o aplicativo e clique no perfil que está na conversa. Em seguida, dê um toque no nome do seu contato, depois clique na opção “Denunciar Contato”. Feito isso, é só clicar em “Denunciar e Bloquear”.

Para fotos e vídeos, o processo é semelhante, porém é necessário clicar na opção “Mais” no lado esquerdo da conversa. Em seguida, é só clicar em “Denunciar e Bloquear”.

Android

Em sistemas operacionais Android, é necessário clicar na conversa. Em seguida, ir até “Mais opções” e “Denunciar”. Na caixa que será exibida, a pessoa poderá bloquear o usuário e apagar as mensagens da conversa.

continua depois da publicidade

Em seguida, também é possível tocar na opção “Denunciar”. Para fotos e vídeos, é necessário abrir a foto ou vídeo a ser denunciado, tocar em “Mais opções” e, depois, em “Denunciar contato”.

Essas são as formas de você realizar denúncias por meio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, livrando-se de mensagens e situações constrangedoras. Nos casos de repetidas denúncias contra um perfil, a plataforma pode banir a conta do respectivo usuário.