Confira 5 filmes e séries que retratam a vida da rainha Elizabeth II

A monarca e toda a família real sempre chamou a atenção e despertou a curiosidade do mundo todo.

A rainha Elizabeth II se despediu de seu reinado aos 96 anos de idade. Mas, meses antes de sua despedida, a monarca celebrou, em junho deste ano, os 70 anos de seu reinado.

continua depois da publicidade

Com esse marco, Elizabeth II se tornou a monarca com o reinado mais longo da história do Reino Unido e um dos reinados mais longevos da história mundial, só ficando atrás do Rei Luís XIV, da França, que ficou no trono por longos 72 anos.

Em vida, a rainha Elizabeth II, assim como toda a família real, chamava a atenção e despertava a curiosidade de seus súditos. Mas não somente. O mundo todo parava para ver, ouvir e assistir tudo que girava em torno da monarca e da realeza britânica.

continua depois da publicidade

Não à toa que diversas produções cinematográficas, minisséries, documentários e séries foram produzidos ao longo do reinado da rainha Elizabeth II para contar a história da monarca.

A seguir, conheça 5 filmes e séries que retratam a vida da rainha Elizabeth II.

1. A Rainha

O longa se passa em 1997, ano da morte da princesa Diana. O falecimento de “Lady Di” comoveu o mundo inteiro, especialmente os britânicos. A rainha Elizabeth II (Helen Mireen), incapaz de compreender tal comoção, se fecha no palácio Balmoral.

continua depois da publicidade

Tony Blair (Michael Sheen), o recém-apontado primeiro ministro britânico, tem a difícil missão de reaproximar a monarca de seus súditos.

O filme rendeu à atriz Helen Mireen o Oscar de melhor atriz em 2007 pela interpretação da monarca.

2. The Crown

Uma das séries de maiores sucessos da Netflix, The Crown, retrata a história da família real em diversas fases do reinado da rainha Elizabeth II. Inclusive, os escândalos, os momentos sensíveis e marcos da história britânica e global.

continua depois da publicidade

A produção está em sua 4ª temporada. A 5ª temporada já foi gravada e deve estrear em novembro deste ano.

3. Spencer

Lançado no ano passado, “Spencer” se passa em 1991. O longa retrará o último natal em que a princesa Diana (Kristen Stewart) passou na propriedade de Sandringham, em Norfolk, no Reino Unido, meses antes de se separar do príncipe Charles.

4. Elizabeth: a Rainha por trás da Coroa

A série documental reúne vídeos caseiros e fotos de arquivo raras da rainha, feitas por ela mesma ou por membros da família real.

continua depois da publicidade

5. O Discurso do Rei

O longa mostra como o Rei George 6º (Colin Firth), pai da rainha Elizabeth II, chegou ao trono após o seu irmão Henrique 8º abdicar do trono. E como o monarca superou a sua gagueira para discursar aos seus súditos como um rei.

Colin Firth ganhou o Oscar de melhor ator após interpretar o Rei George IV. Vale ressaltar que Elizabeth somente se tornara rainha com a abdicação do seu tio, Henrique 8º, ao trono.

Como dito, isso fez com que seu pai, George 6º, se tornasse rei. Com a morte do monarca, Elizabeth ocupou seu lugar no trono.