Você precisa fechar sua janela durante fogos de artifício; entenda o motivo

O motivo pelo qual você precisa fechar sua janela durante fogos de artifício vai além dos perigos de incêndio e lesão, porque também existem malefícios para a saúde humana.

Os fogos de artifício são elementos comuns em comemorações como o final do ano, Natal e Carnaval, mas você sabe porque precisa fechar sua janela durante a queima deles? No geral, o principal motivo está associado à composição desses produtos, mas também ao tempo prolongado das exibições.

continua depois da publicidade

Além de proteger os animais, fechar sua janela durante fogos de artifício pode te ajudar a cuidar da sua saúde e também de outros membros da sua família. Portanto, confira a seguir os motivos para esse cuidado e como você pode se prevenir durante as grandes festividades:

Por que você precisa fechar sua janela durante fogos de artifício?

Comumente, os fogos de artifício são feitos com pólvora e outros produtos químicos inseridos numa caixa com um fusível acoplado. Apesar da modernização destes produtos, esse é o método de fabricação utilizado pela indústria há mais de 245 anos. Por conta desses materiais, é possível obter as explosões coloridas no céu.

continua depois da publicidade

No entanto, esses produtos químicos liberam contaminantes na fumaça dos fogos de artifício que prejudicam diretamente a qualidade do ar.

Portanto, se você mora em locais que têm queima de fogos frequentes, muito provavelmente está sendo atingida por essa poluição, o que afeta tanto o ar interno quanto a sua saúde.

Sendo assim, além da preocupação no aspecto de segurança, em relação a lesões e incêndios, deve-se prestar atenção aos efeitos ambientais.

Fogos de artifício afetam pessoas autistas

Foto: Reprodução / Pixabay

No geral, a queima de fogos libera gases como dióxido de enxofre famoso, dióxido de carbono, monóxido de carbono, além de oligoelementos como alumínio, manganês e cádmio.

A exposição a essas substâncias pode causar problemas graves no sistema respiratório e cardiovascular, como insuficiência respiratória e enfermidades na circulação.