Hospital do Câncer de Caetité começa a funcionar nesta quinta (12)

Nesta quarta-feira (11/11), o Hospital do Câncer de Caetité foi inaugurado fazendo com que a região sudoeste da Bahia agora tenha mais oferta nos atendimentos oncológicos. A nova instituição de saúde teve discurso de inauguração feito pelo governador do Estado da Bahia, Rui Costa (PT). A unidade é resultado de uma parceria feita entre o […]

Nesta quarta-feira (11/11), o Hospital do Câncer de Caetité foi inaugurado fazendo com que a região sudoeste da Bahia agora tenha mais oferta nos atendimentos oncológicos. A nova instituição de saúde teve discurso de inauguração feito pelo governador do Estado da Bahia, Rui Costa (PT). A unidade é resultado de uma parceria feita entre o Governo do Estado e a Prefeitura da cidade. As informações são do portal do Governo da Bahia.

continua depois da publicidade

Segundo comunicado, o estado investiu cerca de R$ 2,8 milhões – o que seria 90% dos recursos usados para a construção do Hospital do Câncer de Caetité. Rui Costa falou, em seu discurso, sobre as ações que o Governo do Estado tomou na área da saúde em todo o território baiano.

“Fizemos da saúde uma área de absoluta prioridade do nosso governo. Com o objetivo de salvar vidas, estamos fazendo uma verdadeira revolução na saúde pública da Bahia. Há alguns anos, começamos a apresentar e colocar em prática o conceito da regionalização da saúde em nosso estado, fazendo um esforço grande para superar uma concepção que, historicamente, esteve atrelada a uma política eleitoreira de uso da saúde como instrumento de captação de votos. Hoje, temos contribuído para o fortalecimento da rede básica de saúde nos municípios, destacando também a importância da saúde preventiva”, contou.

continua depois da publicidade

Hospital do Câncer de Caetité

A partir desta quinta-feira (12/11), o Hospital do Câncer de Caetité já começa seu funcionamento. A informação foi dada pelo secretário estadual de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas: “Já para a sexta-feira, a unidade tem cinco cirurgias programadas. Os atendimentos aqui serão regulados a partir da Central Estadual de Regulação, a partir do sistema lista única do Governo do Estado, atendendo, também, a demanda regional a partir das secretarias municipais de outros municípios do entorno de Caetité”, disse.

O novo hospital oncológico vai atender pacientes de cerca de 48 municípios da região que serão encaminhados pela Central Estadual de Regulação. Isso fará com que pacientes não precisem ser enviados para Salvador ou outros grandes centros baianos, longe de suas cidades de origem. Foram investidos 10 milhões de reais em equipamentos para a nova unidade de saúde. Além da implantação de 80 leitos distribuídos entre 10 UTI adulto, 13 Clínica Geral, 19 Cirurgia Geral, 18 Ortopedia e 20 Oncologia Clínica e Cirúrgica.

O Hospital do Câncer de Caetité ainda oferece consultas e exames de acompanhamento, diagnóstico e tratamento. Com salas de raio-x, tomografia, endoscopia, eletrocardiograma e outras especialidades. O centro cirúrgico e as salas de quimioterapia também foram todas equipadas.

continua depois da publicidade