Brasil pode se tornar novo epicentro de coronavírus no mundo; entenda

Muitos países ocidentais estão passando por uma redução na curva epidêmica. Entretanto, essa é a realidade para todas as nações? Aparentemente, não. O Brasil, com seu grande número de novas infecções e mortes, pode se tornar o novo epicentro de coronavírus no mundo. continua depois da publicidade Somente até sexta-feira (01/05), o país estava na […]

Muitos países ocidentais estão passando por uma redução na curva epidêmica. Entretanto, essa é a realidade para todas as nações? Aparentemente, não. O Brasil, com seu grande número de novas infecções e mortes, pode se tornar o novo epicentro de coronavírus no mundo.

continua depois da publicidade

Somente até sexta-feira (01/05), o país estava na 10ª posição com mais casos e na 8ª do total de mortes. As informações foram disponibilizadas no painel da Universidade Johns Hopkins. No último domingo (03/04), o Brasil pulou para a 9ª posição com mais casos confirmados e na 7ª entre o número de mortos.

Além disso, conforme o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, ao menos 101.147 pessoas foram confirmadas com coronavírus no Brasil. Milhares de novas ocorrências foram registradas somente nas últimas 24 horas.

continua depois da publicidade

A taxa de letalidade de coronavírus no Brasil, que corresponde à relação entre mortes por casos confirmados, é de 6,9%. Todos os estados brasileiros registraram óbitos pela COVID-19, com um total de 7.025.

Brasil como o novo epicentro de coronavírus?

O cenário vem piorando cada vez mais no território brasileiro. Já é possível afirmar que o país ultrapassou o total de casos da China, que conta com mais de 1,4 bilhão de habitantes. Além do mais, o Brasil tem a maior taxa de contágio de COVID-19 entre os 49 países analisados pelo Imperial College de Londres.

Dessa maneira, seria possível afirmar que o Brasil poderia se tornar o novo epicentro de coronavírus? A universidade inglesa percebeu que, fora o Brasil, oito países também possuem curva epidêmica em ascensão. Confira:

continua depois da publicidade
  • Canadá;
  • Índia;
  • Irlanda;
  • México;
  • Paquistão;
  • Peru;
  • Polônia; e
  • Rússia.

Em contrapartida, nações como Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha já conseguiram estabilizar a curva.

Estimativas de Nelson Teich

De acordo com o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, o Brasil deve registrar mil novas mortes diárias ao longo dos próximos dias.

Antes mesmo de deixar o cargo, Mandetta já havia informado que maio e junho seriam os meses “mais duros” da pandemia. O Brasil, atualmente, contabiliza 400 mortes por dia.

continua depois da publicidade