Proposta pode isentar agentes públicos de responsabilização durante pandemia

Na madrugada da última quinta-feira (14/05), o presidente Jair Bolsonaro publicou uma medida provisória que pode isentar agentes públicos sobre erros ou negligências em ações de combate à COVID-19. A MP 966/2020, disponível no Diário Oficial da União, destaca que os profissionais somente devem ser responsabilizados no caso de omissão intencional, culpa grave, imprudência, imperícia […]

Na madrugada da última quinta-feira (14/05), o presidente Jair Bolsonaro publicou uma medida provisória que pode isentar agentes públicos sobre erros ou negligências em ações de combate à COVID-19. A MP 966/2020, disponível no Diário Oficial da União, destaca que os profissionais somente devem ser responsabilizados no caso de omissão intencional, culpa grave, imprudência, imperícia e “erro grosseiro” nas práticas de enfrentamento.

continua depois da publicidade

De acordo com a proposta, os agentes públicos também seriam punidos nos casos de conluio. Essa prática corresponde à combinação ou cumplicidade de mais de uma pessoa para promover um ato criminoso. Entretanto, conforme o texto da MP, “a causalidade entre a conduta e o resultado danoso não implica responsabilização”.

Mais sobre a MP 966/2020 e as práticas dos agentes públicos

A proposta ainda incita que a responsabilidade dos agentes públicos apenas recairá nas esferas civil e administrativa, salvo o contexto de ações e consequências penais. Além do mais, a culpa dos atos não se estenderá de maneira automática.

continua depois da publicidade

Os agentes públicos só podem ser responsabilizados se houver elementos suficientes que apontem dolo, erro grosseiro ou casos de conluio. É possível perceber que, com as novas normas, a “causalidade entre a conduta e o resultado danoso não implica responsabilização”.

Entretanto, mesmo nas situações em que se comprove a culpa dos agentes públicos, será levado em conta:

  • Obstáculos e dificuldades reais;
  • Complexidade da matéria e das atribuições exercidas pelo agente público;
  • Circunstância de incompletude de informações na situação de urgência ou emergência;
  • Circunstâncias que limitem ou condicionem a ação ou omissão do agente público;
  • Contexto de incerteza sobre as medidas mais adequadas para enfrentar a pandemia e o estado de calamidade pública.

E o que isso quer dizer, no final das contas?

A medida provisória fornece uma maior segurança aos agentes públicos, porque eles só podem ser responsabilizados com a comprovação de erro grosseiro ou dolo. Além do mais, os trechos da MP trazem conceitos vagos que podem isentar ou minimizar crimes de responsabilidade.

continua depois da publicidade

A proposta atinge dois pontos estritamente relacionados com o comportamento do presidente da República. Desde o início da pandemia, Bolsonaro confronta as medidas de distanciamento social adotadas pelos governadores e prefeitos de todo o país. A justificativa, reiterada por ele, reside nas consequências econômicas.

O presidente também não segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e já participou de protestos e fez aparições sem o uso da máscara hospitalar. Isso poderia ser visto como uma contrapartida para achatar a curva de contaminação e evitar o colapso no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Erro grosseiro”

O erro grosseiro, que seria o principal motivo para responsabilizar agentes públicos, corresponde ao equívoco “manifesto, evidente e inescusável praticado com culpa grave, caracterizado por ação ou omissão com elevado grau de negligência, imprudência ou imperícia”.

continua depois da publicidade

A MP 966 garante força de lei desde o momento de sua publicação, mas ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional. Só assim conseguirá caráter definitivo.

O texto da proposta também foi assinado pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, e pelo ministro da Controladoria-Geral (CGU), Wagner de Campos Rosário.

Quem são os agentes públicos?

De acordo com o Direito Administrativo, os agentes públicos dizem respeito a todas as pessoas que prestam qualquer tipo de serviço ao Estado. Eles exercem funções públicas no sentido mais genérico e amplo da palavra. Confira a lista:

continua depois da publicidade
  • Presidente da República;
  • Governadores;
  • Prefeitos;
  • Senadores;
  • Deputados;
  • Vereadores;
  • Juízes;
  • Desembargadores;
  • Promotores;
  • Procuradores;
  • Ministros;
  • Secretários;
  • Agentes Administrativos, Honoríficos, Delegados e Credenciados.