COVID-19: estádios só receberão torcedores após criação de vacina

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná apontam que essas atividades só terão a presença dos torcedores após a criação de vacina.

O retorno dos jogos esportivos ainda não tem data para acontecer, mas a presença dos torcedores nos estádios tem uma condição: a descoberta da vacina contra a COVID-19.

continua depois da publicidade

É o que revela estudo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Instituto de Pesquisa de Inteligência Esportiva da UFPR, de que não há expectativa ou previsão para que os torcedores possam estar presentes nas partidas.

O estudo é baseado em relatórios da Organização Mundial da Saúde e de institutos conceituados e recomendam que esse tipo de aglomeração aconteça apenas após um medicamento eficaz, ou de uma vacina que proteja todos do novo coronavírus.

continua depois da publicidade

A realidade brasileira aponta crescimento diário na contaminação de pessoas e óbitos acometidos pela COVID-19. Por isso, ainda é difícil de fazer previsão sobre a retomada do esporte em campo. Alguns clubes vêm investindo em tecnologias para proteger atletas e comissão técnica e, assim, poder retomar aos treinos.

Torcedores deverão acompanhar campeonatos de casa

O cenário mais favorável aos amantes do esporte é de que algumas competições que estavam em andamento, antes da pandemia do novo coronavírus, sejam retomadas sem a presença de torcedores.

No Rio de Janeiro, por exemplo, já se estuda como poderá ser feito esse retorno. Apenas três estádios seriam palco das disputas: Maracanã, São Januário e Nilton Santos. Para isso, passariam por vistorias preliminares para sanitização e higienização completa para as partidas.

continua depois da publicidade

Além disso, os três estádios teriam que disponibilizar uma câmara de desinfecção que permite a eliminação de vírus e bactérias com 99% de segurança.

Mesmo nesse cenário, a presença de torcedores é vetada. Sendo assim, poderão acompanhar as disputas por meio de transmissões de TV, mas ainda não se tem data para o retorno.