INSS anuncia aumento da aposentadoria em 25%; veja quem tem direito!

O Governo Federal anunciou que o INSS aumentou a aposentadoria em 25% para alguns de seus beneficiários. Os novos valores serão pagos aos beneficiários que tiveram que se aposentar por invalidez. Sendo assim, são pessoas que não conseguem trabalhar por motivos de saúde comprovado por uma equipe médica. continua depois da publicidade O governo explicou […]

O Governo Federal anunciou que o INSS aumentou a aposentadoria em 25% para alguns de seus beneficiários. Os novos valores serão pagos aos beneficiários que tiveram que se aposentar por invalidez. Sendo assim, são pessoas que não conseguem trabalhar por motivos de saúde comprovado por uma equipe médica.

continua depois da publicidade

O governo explicou que o aumento para os aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está relacionado ao auxílio-acompanhante. O benefício tem como objetivo ajudar com despesas e demais custos com atividades do acompanhante do beneficiário. Gastos com alimentação, transporte e outros serviços foram levados em consideração.

É importante informar que o acompanhante do aposentado não precisa ser alguém contratado para função, como enfermeiros e demais profissionais. Até mesmo um familiar do beneficiário, dependendo do caso, poderá ser considerado um acompanhante. O INSS apenas exige que haja algum tipo de comprovação.

continua depois da publicidade

Como solicitar o aumento da aposentadoria em 25%

De acordo com o anúncio feito pelo Governo Federal, o INSS irá aumentar automaticamente os valores para quem já estiver dentro do grupo e ainda estiver no processo de se tornar um beneficiário.

No entanto, quem já é aposentado e também pode receber os novos valores precisa solicitar o aumento junto ao INSS. No momento, é possível fazer o pedido por meio do aplicativo Meu INSS (disponível para iOS e Android) ou pelo telefone 135.

Para isso, será necessário que seja apresentados alguns documentos comprobatórios. Confira:

continua depois da publicidade
  • CPF;
  • Documento de identificação com foto;
  • Termo de representação legal;
  • Documentos médicos que comprovem que o beneficiário necessita de um acompanhante.

É preciso lembrar que muitas agências da Previdência Social ainda estão fechadas por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Além disso, as que estão abertas não estão desempenhando todos os serviços. Por isso, recomendamos que o interessado verifique se a sua unidade está aberta e realizando o serviço. Pelo telefone 135 é possível obter a informação.