Enem 2020: a realização do exame será acompanhada pelo MJ

Foi realizado um Encontro Técnico Enem 2020 pelo Ministério da Justiça (MJ) para debater quais estratégias serão adotadas na realização do Exame Nacional do Ensino Médio. A reunião aconteceu nesta terça-feira (20/10) e contou com representantes das forças de segurança de todos os estados. O MJ é responsável por integrar os órgãos de forma a garantir a realização, logística, transporte e segurança […]

Foi realizado um Encontro Técnico Enem 2020 pelo Ministério da Justiça (MJ) para debater quais estratégias serão adotadas na realização do Exame Nacional do Ensino Médio. A reunião aconteceu nesta terça-feira (20/10) e contou com representantes das forças de segurança de todos os estados. O MJ é responsável por integrar os órgãos de forma a garantir a realização, logística, transporte e segurança das provas. 

continua depois da publicidade

Também participaram integrantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos Correios, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. As informações foram divulgadas pela Agência Brasil. 

Realização do Enem 2020 

No encontro ficou definido que os representantes de todas as unidades federativas irão acompanhar possíveis eventualidades durante as provas. Sendo assim, serão realizados policiamento e patrulhamento das vias de acesso até o local das avaliações. Transporte, guarda das provas e investigações de fraudes também terão estratégias específicas durante o Enem 2020 

continua depois da publicidade

De acordo com o MJ, o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional estará voltado para acompanhar todo o andamento da ação. Isso será feito em tempo real.  

A previsão é de que o Enem 2020 seja aplicado para 5,7 milhões de estudantes em 1.729 municípios, conforme o Inep. Desse total, cerca de 5,6 inscritos realizarão o exame impresso e o restante fará o digital. As provas serão aplicadas nas seguintes datas: 

  • Impressa17 e 24 de janeiro de 2021; 
  • Digital31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 

O Exame Nacional do Ensino Médio que, geralmente, ocorre no mês de novembro precisou ser adiado para o próximo ano por causa da pandemia de coronavírus. Ainda tendo em vista o estado de calamidade pública instaurado no paísquem não puder fazer a avaliação por causa do isolamento social terá nova chance. Esses poderão responder à prova nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2021. 

continua depois da publicidade