Aplicativo Carteira de Trânsito Digital: veja as funções e como baixar

Considerada como melhor aplicativo do governo federal, por votação popular do iBest, a Carteira de Trânsito Digital existe desde 2019. A plataforma oferece aos condutores não só a Carteira Nacional de Habilitação no formato digital (CNH Digital), mas também o acesso ao documento do veículo. Assim, os motoristas podem ter toda a documentação em mãos […]

Considerada como melhor aplicativo do governo federal, por votação popular do iBest, a Carteira de Trânsito Digital existe desde 2019. A plataforma oferece aos condutores não só a Carteira Nacional de Habilitação no formato digital (CNH Digital), mas também o acesso ao documento do veículo. Assim, os motoristas podem ter toda a documentação em mãos de forma segura.

continua depois da publicidade

Digamos que o usuário seja parado numa blitz, mas esqueceu sua carteira em casa. Basta acessar o app e mostrar ao policial, uma vez que os documentos digitais valem tanto quanto os impressos. O condutor pode até compartilhar o documento do veículo por meio do aplicativo com outras pessoas que o utilizam.

A Carteira de Trânsito Digital ainda oferece outros serviços. Entre eles estão:

continua depois da publicidade
  • Consulta de multas;
  • Pagamento das multas com até 40% de desconto;
  • Alerta sobre a data de vencimento da CNH.

Novidades na Carteira de Trânsito Digital

Por causa do alto número de acessos no aplicativo da Carteira de Trânsito Digital, o Denatran resolveu criar novas funções. O investimento na plataforma irá trazer os novos recursos já no primeiro semestre de 2021. São eles:

  • Real Infrator: indicará o motorista multado. Ou seja, a multa gerada vai especificamente para o condutor que cometeu a infração e não para aquele que tem o veículo registrado em seu nome.
  • Transferência de Veículos: a ideia é realizar a transferência de forma rápida, uma vez que as unidades do Detran estão conectadas ao app. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, a ideia é desburocratizar os serviços prestados.

Sobre a primeira novidade, o diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro, deu um exemplo: “o carro está no seu nome. Aí, no fim de semana você empresta para um primo e ele é multado. Nesses casos, será possível indicar quem levou a multa. Um usuário envia o comando a outro, eles conversam e indicam o real infrator pelo aplicativo”.

O órgão ainda está realizando estudos para incluir uma área de exame toxicológico no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Essa possível terceira função será para os condutores profissionais, que possuem CNH nas categorias C, D e E.

continua depois da publicidade

Carneiro explicou que o recurso deve ter geolocalização e a lista de empresas credenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito.
Sendo assim, os motoristas cadastrados na plataforma poderão verificar onde existe um laboratório próximo para realizar o exame. Depois disso, o resultado e sua validade serão disponibilizados no app.

Como baixar e se cadastrar no app

O aplicativo da Carteira de Trânsito Digital funciona a partir do QR Code localizado na parte de trás da CNH. Portanto, quem tem uma versão mais antiga do documento que não possui esse código pode não conseguir usar a plataforma. Já para aqueles que tem a carteira atualizada, basta entrar na loja de aplicativos do seu celular (Google Play ou App Store) e:

  1. Procurar por “Carteira de Trânsito Digital” e clicar em “baixar”;
  2. Entrar por meio do login do Gov br;
  3. Apontar a câmera para o QR Code da sua CNH (o código fica na parte de trás do documento);
  4. Tirar uma foto dentro do aplicativo.
  5. Depois disso, o app irá cruzar as informações contidas no QR Code com o banco de dados do Detran;
  6. Ao final da análise, a plataforma pedirá para você confirmar o CEP cadastrado no Detran do estado de sua habilitação. Se os dados baterem e estiver tudo certo, o aplicativo Carteira de Trânsito Digital vai gerar a sua CNH Digital.

Já o documento digital do veículo requer o número do Renavam. A informação fica localizada na parte superior da versão impressa e do código de segurança do CRV. Ao colocar esse número na plataforma Carteira de Trânsito Digital, o app irá gerar o documento.

continua depois da publicidade

Quem tiver dúvidas em relação ao aplicativo ou quiser saber mais informações, basta ligar na Central de Serviços, discando 0800 728 2324. Você pode ainda entrar em contato por meio do site do Ministério da Infraestrutura. Ambos os canais também servem para fazer reclamações e deixar sugestões.