São Paulo terá nova onda de frio nos próximos dias

Para os paulistanos que estavam reclamando das últimas ondas de frio das semanas anteriores, uma informação do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura paulistana aponta para frios mais intensos. continua depois da publicidade Meteorologistas afirmam que Brasil pode ter maior onda de frio dos últimos 100 anos RN: Natal e outras cidades […]

Para os paulistanos que estavam reclamando das últimas ondas de frio das semanas anteriores, uma informação do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura paulistana aponta para frios mais intensos.

continua depois da publicidade

A previsão aponta que a partir de quarta-feira (28) o frio chegue com força à capital paulista e cidades interioranas. Esta semana a capital teve uma trégua no frio e chegou a fazer um pouco de calor, mas o retorno da frente fria é certa e quem puder pode ir se preparando. A temperatura mínima prevista é de 8°C e a máxima de 16°C na quarta-feira.

Este frio todo é fruto de uma massa polar que se aproxima do país e foi prevista pelo site MetSul, sendo, portanto, divulgado no final deste sábado (24). Tanto o Clima Tempo como o Inmet confirmaram as informações e lançaram alerta para geadas. Provavelmente esta será a onda de frio mais intensa do ano.

continua depois da publicidade

Na quinta-feira (29) haverá um afastamento do sistema frontal e, com isso, a nova massa de ar polar ganha força e intensidade e proporcionará uma sensação térmica ainda mais baixa, sobretudo, para quem mora na capital paulista.

Pesquisadores do CGE Thomaz Garcia afirmaram que a frente fria tem capacidade de protagonizar recordes de frio. A mínima prevista é de -5ºC e a máxima não passa dos -14oC na capital. Ainda de acordo com o órgão que acompanha as mudanças climáticas, o período de frio será mais prolongado que nos anteriores. Acredita-se que até o início da primeira semana de agosto o frio ainda esteja sobre São Paulo.

Fenômeno parecido foi registrado em 2000 e 2007 quando a onda de frio durou por mais dias que o normal. Essa anormalidade apontada pelos pesquisadores tem muito a ver com a ausência do La Niña.

continua depois da publicidade