Incêndio na Cinemateca em São Paulo nesta quinta-feira (29)

No início da noite desta quinta-feira (29) um galpão da cinemateca brasileira que está situado em São Paulo na Vila Leopoldina, Zona Oeste, sofreu um incêndio que até o fechamento desta matéria estava sendo controlado pelo Corpo de Bombeiros. O incêndio na Cinemateca em São Paulo ocorreu no único galpão que guardava um vasto acervo […]

No início da noite desta quinta-feira (29) um galpão da cinemateca brasileira que está situado em São Paulo na Vila Leopoldina, Zona Oeste, sofreu um incêndio que até o fechamento desta matéria estava sendo controlado pelo Corpo de Bombeiros. O incêndio na Cinemateca em São Paulo ocorreu no único galpão que guardava um vasto acervo de filmes que contam a história do cinema brasileiro.

continua depois da publicidade

Os Bombeiros receberam o chamado por volta das 18h e deslocaram-se rapidamente para a Rua Othão. Ao chegarem perceberam a gravidade do incêndio, conforme foi afirmado pelo Major Palumbo, que é o porta-voz do Corpo de Bombeiros. Já às 19h30 o mesmo porta-voz afirmou que parte do fogo havia sido controlado, mas não dava para precisar se haviam erradicado completamente.

Palumbo ainda afirmou que sabe que o local possui diversos produtos altamente inflamáveis, a exemplo do acetato que é usado nas películas de filmes que é altamente inflamável. A secretaria Especial de Cultura emitiu há pouco uma nota para a imprensa em que diz o seguinte:

continua depois da publicidade

“A Secretaria Especial da Cultura lamenta profundamente e acompanha de perto o incêndio que atinge um galpão da Cinemateca Brasileira, em São Paulo (SP). Cabe registrar que todo o sistema de climatização do espaço passou por manutenção há cerca de um mês como parte do esforço do governo federal para manter o acervo da instituição. A Secretaria já solicitou apoio à Polícia Federal para investigação das causas do incêndio e só após o seu controle total pelo Corpo de Bombeiros que atua no local poderá determinar o impacto e as ações necessárias para uma eventual recuperação do acervo e, também, do espaço físico. Por fim, o governo federal, por meio da Secretaria, reafirma o seu compromisso com o espaço e com a manutenção de sua história.”

Cerca de 50 bombeiros em 15 viaturas fazem o trabalho de resfriamento do local e tentativa de controle das chamas. Existe um certo receio de que o fogo possa se expandir para outros galpões, por isso, os homens do Corpo de Bombeiros estão totalmente envolvidos na tentativa de apagar as chamas e controlar 100%.

Essa não é a primeira vez que a cinemateca sofre acidentes que prejudicam o acervo audiovisual do país. Em 2020 um temporal inundou parte do mesmo galpão e muita coisa do acervo foi perdida. Em abril de 2016 outro galpão da cinemateca localizado em Vila Mariana, também teve um incêndio e muito filme do acervo ficou perdido.

continua depois da publicidade