Frio perde força nesta semana, mas pode voltar na metade de agosto

A massa de ar polar, que tomou conta de boa parte das regiões e causou ondas de frio no país, está perdendo forças. Nesta semana, a temperatura fica mais elevada. As regiões Norte e Centro-Oeste são as que mais vão ter elevação na temperatura. continua depois da publicidade Saque-aniversário do FGTS é liberado para novo […]

A massa de ar polar, que tomou conta de boa parte das regiões e causou ondas de frio no país, está perdendo forças. Nesta semana, a temperatura fica mais elevada. As regiões Norte e Centro-Oeste são as que mais vão ter elevação na temperatura.

continua depois da publicidade

Essa onda de frio tem causado geadas e até neve em diversas partes do país. Na região da Serra de Santa Catarina, a temperatura bateu os – 0,28ºC. Esse frio congelou lagos por inteiro, como ocorreu em Bom Jardim da Serra.

A onda de frio já é uma das mais intensas e duradouras dos últimos anos. Na região Sudeste, entretanto, a temperatura volta a ter uma pequena elevação durante a semana, mesmo que a previsão seja de mais frio até o final dela.

continua depois da publicidade

Em algumas capitais da região Sul do país, no decorrer desta primeira semana de agosto, já será possível sentir um pouco mais de alívio.

Prejuízos no agronegócio devido às ondas de frio no país

Para quem sobrevive do agronegócio, a onda de frio trouxe alguns prejuízos. No Paraná, por exemplo, essa semana começa a colheita do milho, mas a safra, considerada a segunda maior do país, foi prejudicada pelas geadas. Antes da onda de frio com geadas, a expectativa era de uma colheita aproximadamente de 15 milhões de toneladas. Agora, com os prejuízos, esse número se reduz a cerca de 6,8 milhões.

As regiões com os maiores prejuízos são Sudeste, Sul e Centro-Oeste, segundo reportagem exibida no Globo Rural. Em Minas Gerais, até os bovinos tiveram orelhas e rabos completamente congelados pelas geadas.

continua depois da publicidade

A produção de hortaliças, principalmente no Sul, foi bastante prejudicada. Os produtores que já sofriam com os impactos da crise imposta pela pandemia, agora têm que buscar recursos junto ao governo para sobreviverem. As intensas geadas destruíram lavouras inteiras.