Tudo Bahia
Portal de Notícias

Encceja: apostilas para estudos são disponibilizadas pelo Inep

A edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) conta com cerca de 1.630.046 inscritos. As provas ocorrem no dia 29 de agosto de 2021. Quem não concluiu o ensino fundamental ou médio terá a oportunidade de alcançar o certificado. Um ponto importante é que, para que os participantes consigam preparar com eficiência, o Inep liberou apostilas Encceja.

Nesta segunda-feira (02/08), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira disponibilizou os materiais. Os candidatos, assim, já podem utilizar as apostilas Encceja como um meio de estudar para as provas.

É possível ter acesso às apostilas conforme a certificação, ou seja, fundamental ou médio. Além disso, os candidatos poderão avaliar as provas de edições anteriores para se orientar.

Como ter acesso às apostilas Encceja?

Para ter acesso às apostilas Encceja, é necessário acessar o site do Inep. No menu superior do site (parte de cima), basta clicar em “Educação Básica”. Na sequência, clique na opção “Encceja” e, dentro da páginas, terá as opções: “Editais”, “Materiais de Estudo”, “Provas e Gabaritos”, “Resultados”, “Orientações” e “Sistema”. É só escolher o que pretende consultar.

A título de orientação, as provas para quem busca certificação de nível fundamental contém os seguintes módulos:

  • Prova I – Ciências Naturais;
  • Prova II – Matemática;
  • Prova III – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Prova IV – História e Geografia.

Já para o nível médio os módulos são os seguintes:

  • Prova I – Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Prova II – Matemática e suas Tecnologias;
  • Prova III – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Prova IV – Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Uma excelente dica para obter bons resultados na prova é estudar as apostilas Encceja disponibilizadas no site e, sobretudo, fazer uma avaliação das provas anteriores com gabaritos, disponíveis no site. Através destas provas, é possível ter uma base de como as provas são formuladas.

As provas são formuladas com 30 questões, divididas em quatro blocos. Além das questões objetivas, será necessário fazer uma redação. É importante frisar que a nota da redação é uma das mais importantes e não pode zerar.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais