Encceja: apostilas para estudos são disponibilizadas pelo Inep

A edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) conta com cerca de 1.630.046 inscritos. As provas ocorrem no dia 29 de agosto de 2021. Quem não concluiu o ensino fundamental ou médio terá a oportunidade de alcançar o certificado. Um ponto importante é que, para que os participantes consigam […]

A edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) conta com cerca de 1.630.046 inscritos. As provas ocorrem no dia 29 de agosto de 2021. Quem não concluiu o ensino fundamental ou médio terá a oportunidade de alcançar o certificado. Um ponto importante é que, para que os participantes consigam preparar com eficiência, o Inep liberou apostilas Encceja.

continua depois da publicidade

Nesta segunda-feira (02/08), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira disponibilizou os materiais. Os candidatos, assim, já podem utilizar as apostilas Encceja como um meio de estudar para as provas.

É possível ter acesso às apostilas conforme a certificação, ou seja, fundamental ou médio. Além disso, os candidatos poderão avaliar as provas de edições anteriores para se orientar.

continua depois da publicidade

Como ter acesso às apostilas Encceja?

Para ter acesso às apostilas Encceja, é necessário acessar o site do Inep. No menu superior do site (parte de cima), basta clicar em “Educação Básica”. Na sequência, clique na opção “Encceja” e, dentro da páginas, terá as opções: “Editais”, “Materiais de Estudo”, “Provas e Gabaritos”, “Resultados”, “Orientações” e “Sistema”. É só escolher o que pretende consultar.

A título de orientação, as provas para quem busca certificação de nível fundamental contém os seguintes módulos:

  • Prova I – Ciências Naturais;
  • Prova II – Matemática;
  • Prova III – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Prova IV – História e Geografia.

Já para o nível médio os módulos são os seguintes:

continua depois da publicidade
  • Prova I – Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Prova II – Matemática e suas Tecnologias;
  • Prova III – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Prova IV – Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Uma excelente dica para obter bons resultados na prova é estudar as apostilas Encceja disponibilizadas no site e, sobretudo, fazer uma avaliação das provas anteriores com gabaritos, disponíveis no site. Através destas provas, é possível ter uma base de como as provas são formuladas.

As provas são formuladas com 30 questões, divididas em quatro blocos. Além das questões objetivas, será necessário fazer uma redação. É importante frisar que a nota da redação é uma das mais importantes e não pode zerar.