Não recebeu o valor do seu benefício do INSS? Veja como é possível solicitar pela web

Confira os detalhes sobre como recuperar o valor do INSS quando, no dia do depósito, aparecer a mensagem de valor não disponível.

Os cidadãos que recebem benefícios da Previdência Social sabem que, de acordo com o calendário de pagamentos, o valor costuma cair até o quinto dia útil de cada mês.

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Mas existem casos em que o beneficiário não consegue fazer o saque, simplesmente porque uma mensagem é disparada, informando que o valor está indisponível.

Você sabe o que pode ter acontecido nesses casos? A principal razão é de que pode ter ocorrido alguma falha no sistema financeiro.

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Também podem surgir erros pela não emissão do pagamento (daí a mensagem de que encontra-se indisponível para saque) ou devido a atrasos no processamento dos benefícios do INSS.

Como resolver pelo aplicativo

Uma das opções para tentar receber o valor do INSS é requerer o pagamento do auxílio por meio do aplicativo Meus INSS (que está disponível para aparelhos Android e iOS) ou no portal online.

Passo a passo para solicitar via aplicativo

  • Ao acessar o aplicativo em seu celular, faça o login e selecione a opção “Agendamento/Solicitações”.
  • Depois, clique na opção “Novo Requerimento”.
  • Vá ao campo de pesquisa e digite “não recebido”.
  • Em seguida, aparecerá a opção “Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido”.

Nas telas seguintes, o beneficiário deverá atualizar e/ou confirmar seus dados pessoais, de contato e outras informações. Não pode haver erros nesse momento, portanto, confira!

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Depois de seguir todos esses passos, o aplicativo poderá informar ao segurado que o atendimento presencial seja necessário para a confirmação de alguma informação.

Por fim, basta acompanhar o andamento da sua solicitação do benefício do INSS pelo aplicativo.

Prazo para retirada do benefício

O prazo para retirar o valor do benefício do INSS é de até 60 dias. Se esse saque não for efetuado, a instituição consignatária responsável pelo pagamento pode devolver o valor ao INSS.

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Mas, infelizmente, não existe um prazo médio seguro para os casos de depósito não deferido. O tempo de espera vai depender da natureza do problema e de quanto tempo o Instituto levará para analisar o caso.