Saiba como consultar PIS (Programa de Integração Social) pelo CPF

Através do site Meu INSS, com o CPF e senha do cadastro do governo, o trabalhador consegue entrar na plataforma e verificar o PIS.

Antes de explicar sobre como conseguir realizar a consulta do PIS pelo CPF, é importante esclarecer algumas dúvidas que muita gente ainda tem sobre o benefício. A maior de todas as dúvidas e equívocos é achar que PIS/Pasep é a mesma coisa. Em tese, são diferentes e tanto o PIS quanto o Pasep.

continua depois da publicidade

Ambos foram criados em meados da década de 70, bem próximos uns dos outros, mas o PIS (Programa de Integração Social) foi desenvolvido para trabalhadores de empresas privadas. A partir do momento que a pessoa é contratada com carteira assinada, ou seja, no regime da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT um número de cadastro do PIS é criado.

Já o Pasep (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público), como o nome já sugere, é voltado a trabalhadores do setor público.

continua depois da publicidade

Como consultar o PIS pelo CPF

Agora que já entendemos a funcionalidade e diferença entre o PIS e o Pasep, vamos proceder com a consulta realizada por intermédio do Cadastro de Pessoa Física – CPF. Através do site Meu INSS, com o CPF e senha do cadastro do governo federal, o trabalhador consegue entrar na plataforma. Em seguida, basta procurar por “Extrato de Contribuição CNIS”.

Neste extrato, estarão disponíveis todos os valores contribuídos a partir de todas as empresas que o trabalhador atuou com carteira assinada. Dentro da plataforma, ainda é possível realizar outros serviços, tais como: simulação de aposentadoria, solicitar benefícios, entre muitos outros.

Esses valores são utilizados pela Caixa Econômica Federal para garantir o pagamento de benefícios como seguro-desemprego e abono salarial.

continua depois da publicidade