MEC lança ferramenta para avaliar nível de aprendizagem; veja como funciona

A plataforma do MEC não será direcionada apenas à rede pública de ensino, mas também para a rede privada. Saiba mais.

Com objetivo de fazer um levantamento do processo de aprendizagem no país, o Ministério da Educação (MEC) lançou uma plataforma chamada de Avaliações Formativas. Essas avaliações são voltadas a estudantes dos níveis de ensino fundamental, anos iniciais e finais.

continua depois da publicidade

A plataforma não será direcionada apenas à rede pública de ensino, mas também para a rede privada. A iniciativa foi do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. As avaliações seguem um padrão conforme o ano letivo.

Nesse ano, estarão disponíveis as avaliações de Matemática e de Língua Portuguesa para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Já para alunos do 2º ao 5º ano, estarão sendo realizadas avaliações de fluência em leitura.

continua depois da publicidade

Para o próximo ano, o MEC deverá realizar avaliações de Língua portuguesa e Matemática para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, fazendo, igualmente, a inclusão de Ciências da Natureza.

As avaliações na plataforma ocorrem através de questões de múltipla escolha, contemplando disciplinas da base comum curricular. Na plataforma, é disponibilizado um guia de avaliações para o acompanhamento dos resultados que os estudantes alcançaram.

Conforme divulgado pelo MEC, cerca de 100 mil escolas em todo o país estarão envolvidas no processo de avaliação. Um dos diferenciais da plataforma Avaliações Formativas é que ela não necessariamente segue o conteúdo ministrado na sala de aula.

continua depois da publicidade

O projeto, que teve início no ano de 2020, tem como base dar subsídio às redes de ensino no país realizando este “raio-x” das deficiências constantes no processo de aprendizagem, que foram criadas a partir da falta de aulas presenciais por força da pandemia.

Para acessar a plataforma, os professores ou gestores escolares devem fazer seus respectivos cadastros.