CadÚnico: como saber se estou inscrito? Veja como consultar

Estar com tudo certinho nesse cadastro é muito importante para quem deseja receber, ou continuar recebendo, algum benefício social.

Para conseguir organizar melhor as diversas informações, de milhões de famílias que podem preencher os requisitos para serem contempladas por um programa social, o Governo Federal desenvolveu o Cadastro Único (CadÚnico).

continua depois da publicidade

Esse banco de dados é gerenciado pelo Ministério da Cidadania e concentra todas as informações exigidas para se avaliar em quais programas sociais uma pessoa pode ser inserida.

Mas é sempre bom destacar: quando uma pessoa se cadastra e atualiza seus dados regularmente, ela não é, automaticamente, contemplada com alguma medida assistencial, porque cada programa tem requisitos específicos. Veja a seguir como consultar seu CadÚnico.

continua depois da publicidade

Retirando o comprovante de inscrição no CadÚnico

Uma boa notícia é que você pode escolher o melhor jeito de verificar seus dados no CadÚnico, porque o Governo fornece alguns canais para o cidadão. Veja quais são:

  • Através do app CadÚnico. Nele, você deve fazer o login com sua conta gov.br e informar todos os dados exigidos no aplicativo. Em seguida, verifique se já existe um cadastro;
  • Ligar para o número 0800 707 2003, em seguida entrando na opção 5;
  • No site do Cadastro, preencha todos os campos requisitados. Em seguida, clique em “Emitir”. Assim você saberá se existe um cadastro em seu nome;
  • Ir pessoalmente nos postos de atendimento do CadÚnico.

Se a família ou pessoa já possui o CadÚnico, será emitido um comprovante que trará muitas informações sociais, inclusive informando quando foi feita a última atualização e quando é a data limite para a próxima.

Caso fique em dúvida sobre quando é necessário atualizar o cadastro, ou quais os meios para fazê-lo, confira este texto que já publicamos no Tudo Bahia.

continua depois da publicidade

Em caso de as suas dúvidas não terem passado com o comprovante, é possível ir diretamente ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa.