Tudo Bahia
Portal de Notícias

ID Jovem garante meia-entrada em eventos; quem pode obter o documento?

Benefício do governo federal dá a oportunidade de jovens de baixa renda terem acesso a cultura e esporte de forma mais acessível.

A ID Jovem, também conhecida como Identidade Jovem, é uma ferramenta que funciona como documento que dá aos usuários benefícios em diversos eventos culturais. Ele fornece meia-entrada em festividades e espetáculos artísticos, educativos e esportivos.

Além disso, também garante vagas gratuitas ou com desconto em transportes interestadual.

Quem está apto ao documento

Em termos gerais, a Identidade Jovem é um documento virtual que dá chance ao jovem de baixa renda comparecer e ter acesso a shows, teatros, eventos esportivos com descontos de 50% e duas vagas garantidas com também 50% de desconto em transporte entre estados.

Nesse caso, é válido tanto para veículo tradicional, embarcação ou comboio ferroviários. Além disso também tem acesso a isenção da taxa para emitir a Carteira de Identidade Estudantil. Uma observação válida é que não é necessário estar estudando para obter o benefício.

Está apto para adquirir o ID Jovem jovens dentre os 15 e 29 anos com os seguintes requisitos:

  • Possuir renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal, também conhecido como CadÚnico;
  • Ter o cadastro no CadÚnico atualizado nos últimos 24 meses.

Como solicitar o ID Jovem

1. Cadastra-se

Procure o Centro de Referencia de Assistência Social (Cras) da sua cidade. Leve consigo os seguintes documentos: documento de identificação com foto, número de Identificação Social (NIS) e comprovantes de renda e residência.

Após essa etapa presencial, o jovem terá acesso ao site ou aplicativo para emissão do ID Jovem.

2. Emissão do ID Jovem

Acesse o aplicativo ID Jovem (disponível tanto para sistemas iOS quanto para Android) ou o site e preencha os seguintes dados:

  • Número de Identificação Social (NIS);
  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe.

O atendimento é imediato e após essa última etapa você já deve conseguir ter acesso ao documento virtual.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais