Afinal, para que serve o furo que fica na tampa da caneta? Descubra agora

O motivo da existência desse furo está relacionado diretamente com o bem-estar dos usuários.

Ao utilizar esse objeto tão fundamental para nós, ainda mais em tempos escolares, a caneta e seus detalhes podem passar despercebidos para muitos.

continua depois da publicidade

O modelo mais usual da ferramenta de escrita é a tradicional com tubo transparente, ponta arredondada e a tampa em formato de cone e furo na ponta. Pode parecer improvável, mas cada detalhe da caneta foi pensando para a melhor utilização do objeto.

Inclusive, uma dessas minúcias foi feita planejando nos ajudar caso sofrêssemos um acidente com a ferramenta. Estamos falando do furo na ponta da tampa da caneta. Descubra agora, nesse artigo, para que serve o furo que fica na tampa da caneta.

continua depois da publicidade

Origem

Neste caso, usaremos a marca de canetas mais famosa do mundo: a Bic. Em 1944, o italiano Marcel Bich em parceria com seu sócio Edouard Bouffard, compraram uma pequena fábrica, no norte da França, para produção de canetas-tinteiro e lapiseiras.

Foi somente seis anos depois que a agora conhecida empresa BIC apresentou ao mundo a caneta BIC Cristal. A tradicional caneta esferográfica de tubo transparente e tampa cônica chegou ao mercado com preço acessível e teve sucesso imediato, até os dias de hoje.

Importadas para o Brasil em 1956, as canetas começaram a serem oficialmente comercializadas quatro anos depois. A primeira fábrica foi inaugurada em São Paulo.

continua depois da publicidade

A tampa e seu buraco

O mistério do buraco na tampa da caneta pode ser facilmente respondido como: medida de segurança visando a saúde e prevenção de acidentes. Antes de entender o furo na tampa, falaremos sobre um outro furinho presente no objeto: o furinho na lateral do tubo.

O furo na lateral da caneta tem como objetivo equilibrar a pressão de dentro da ferramenta, fazendo com que a atmosfera do lado de dentro se equivale a do lado de fora, impedindo que a tinta se descontrole e exploda na ponta.

O furo na tampa tem função de prevenção semelhante, porém mais relacionada com a saúde do usuário. Em 1991, as tampas começaram a ter o furo na ponta a fim de prevenir em casos de afogamento ao ingerir sem querer o pequeno objeto.

continua depois da publicidade

Nesses casos, o buraco faz com que a passagem de ar não seja bloqueada, facilitando o resgate da pessoa.