Quer pedir sua aposentadoria sem sair de casa? Saiba como funciona!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou opção de solicitar a aposentadoria sem sair de casa, especificamente para quem quer entrar com o pedido por tempo de contribuição ou por idade. Essa alternativa permite que os segurados não compareçam às agências da Caixa Econômica Federal, tendo em vista que o requerimento pode ser feito […]

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou opção de solicitar a aposentadoria sem sair de casa, especificamente para quem quer entrar com o pedido por tempo de contribuição ou por idade. Essa alternativa permite que os segurados não compareçam às agências da Caixa Econômica Federal, tendo em vista que o requerimento pode ser feito pelo Meu INSS (site ou aplicativo).

continua depois da publicidade

Acompanhe a matéria completa e saiba como funciona o procedimento online. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site. Veiculamos as principais notícias nacionais e internacionais para você ficar constantemente atualizado.

O que fazer antes de realizar o pedido?

Antes de fazer o pedido de aposentadoria por tempo de serviço ou por idade, confira os seus dados no Cnis (base de dados do governo federal). Até porque, em caso de eventuais erros no cadastro, o interessado provavelmente terá problemas para receber o benefício.

continua depois da publicidade

O extrato de contribuição pode ser verificado diretamente pelo sistema do “Meu INSS” (site ou aplicativo). Caso existam informações inconsistentes, será possível fazer a retificação dentro da mesma plataforma. Vale ressaltar, no entanto, que o interessado deverá ligar para o número 135 antes de modificar os dados do extrato.

Meu INSS: como pedir aposentadoria sem sair de casa?

Para fazer a solicitação de aposentadoria pelo site do Meu INSS, será necessário efetuar alguns procedimentos básicos. Veja:

  • Acesse o site do Meu INSS;
  • Clique no botão “entrar”;
  • Coloque o número do CPF e a senha cadastrada no sistema. Caso ainda não tenha, basta solicitá-la ao clicar em “cadastrar senha”;
  • Depois, vai ser necessário selecionar “Pedir Aposentadoria”;
  • Feito isso, o interessado deverá clicar na modalidade de aposentadoria que deseja (por tempo de contribuição ou por idade);
  • Por fim, será preciso anexar os documentos solicitados.

Além do mais, o aplicativo “Meu INSS” também está disponível para todos os cidadãos que recebem benefícios do INSS (versão para sistemas Android e iOS). Ao acessar a página principal da plataforma pelo celular, o sistema irá solicitar que o usuário faça o cadastro.

continua depois da publicidade

Basta apertar em “cadastrar senha”, preencher os dados necessários e selecionar o ícone “continuar”. Veja, abaixo, como pedir a aposentadoria pelo aplicativo “Meu INSS”:

  • Faça o login no aplicativo;
  • Escolha a opção de “Pedir Aposentadoria”;
  • Depois, será preciso clicar na modalidade de aposentadoria desejada e anexar os documentos solicitados.