Procon: empréstimos liberados sem autorização aumentam

Segundo o Procon de São Paulo (Procon SP), recentemente, aumentou o número de queixas de empréstimos liberados sem autorização. Ou seja, consumidores alegam que empresas estão aprovando empréstimos mesmo sem a solicitação das pessoas. continua depois da publicidade De acordo com o portal UOL, a maior parte dos empréstimos são consignados e estão sendo direcionados […]

Segundo o Procon de São Paulo (Procon SP), recentemente, aumentou o número de queixas de empréstimos liberados sem autorização. Ou seja, consumidores alegam que empresas estão aprovando empréstimos mesmo sem a solicitação das pessoas.

continua depois da publicidade

De acordo com o portal UOL, a maior parte dos empréstimos são consignados e estão sendo direcionados aos aposentados e pensionistas.

O Procon SP já chegou a notificar o C6 Bank, justamente por causa das denúncias. Segundo o órgão, 149 pessoas fizeram reclamações semelhantes.

continua depois da publicidade

Outro banco que está sendo alvo de reclamações no Procon e nas redes sociais é o Ficsa. O diretor-executivo do Procon SP, Fernando Capez, disse ao UOL que o procedimento do banco está errado e trata-se de algo que fere a lei.

“Está tudo errado o que está acontecendo. Sem dúvida alguma a infração é gravíssima e não ficara só no âmbito do Procon a tomada da providência”, comentou Capez. Ele ainda informou que o Ficsa também foi notificado a prestar informações ao Procon.

Bahia lidera a exploração de 11 tipos de minérios no Brasil

continua depois da publicidade

C6 Bank se defendeu dos empréstimos

O C6 Bank se defendeu afirmando que em todo o estado de São Paulo houve 252 reclamações contra a instituição financeira, sendo que mais de 156 mil serviços teriam sido prestados. Dessa forma, em tese, somente 0,16% do total de operações realizadas teriam tido algum problema.

Ao mesmo tempo, em nota, o banco constatou que não faz empréstimo consignado de forma direta. “Ressaltamos que todos os casos são resolvidos sempre sem prejuízo ao consumidor. Adotamos as melhores práticas do mercado nos contratos. Além disso, estamos dando um passo a mais e validando os contratos por meio de reconhecimento facial, para garantir que realmente foi o cliente que fez a contratação”, informou, em nota.

O que fazer se isso ocorrer com você

Apesar da maioria dos casos estarem ocorrendo em São Paulo, é possível que existam pessoas em situações semelhantes em outros estados. Portanto, recomenda-se que, se você receber um empréstimo sem solicitar, procure pelo Procon do seu estado em unidades físicas ou de forma online.

continua depois da publicidade