STJ confirma aposentadoria maior a quem está na fila do INSS

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) confirmou uma decisão que autoriza o trabalhador que processa o INSS a computar o tempo de contribuição e a idade após a DER (data do requerimento administrativo). Dessa forma, poderá ser concedida aposentadoria maior a quem aguarda na fila do Instituto Nacional de Seguridade Social. continua depois da publicidade […]

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) confirmou uma decisão que autoriza o trabalhador que processa o INSS a computar o tempo de contribuição e a idade após a DER (data do requerimento administrativo). Dessa forma, poderá ser concedida aposentadoria maior a quem aguarda na fila do Instituto Nacional de Seguridade Social.

continua depois da publicidade

Essa decisão, anunciada no dia 29 de outubro de 2020, possibilita que processos que estavam parados na justiça voltem a se movimentar e os magistrados apliquem o entendimento do STJ.

Quem aguarda uma decisão por mais de 45 dias, seja na justiça ou no INSS, terá direito de receber os atrasados, que são a diferença dos valores que deixaram de ser pagos até a concessão da aposentadoria.

continua depois da publicidade

Em 02 de dezembro de 2019, o STJ já havia publicado o acórdão da decisão, mas sem o trânsito julgado (quando não cabe mais recurso). Assim, muitos tribunais ainda mantinham os processos parados.

Como mudar o dia do pedido para uma aposentadoria maior?

Para ter direito a uma aposentadoria maior, caso esteja na fila do INSS, isso pode ser feito por meio da Reafirmação da DER. Dessa forma, com o novo dia do pedido de aposentadoria o segurado poderá ter condições mais vantajosas de aposentadoria.

A solicitação poderá ser feita em primeira ou em segunda instância. A data que será considerada é o dia exato em que o segurado conseguiu melhores condições de se aposentar.

continua depois da publicidade
  • Vantagens: mudando a data do pedido da aposentadoria, o segurado vai garantir um benefício melhor e uma renda mais alta durante toda a vida;
  • Desvantagens: o lado ruim dessa nova possibilidade é que, ao realizar a alteração da data do requerimento de benefício, o segurado não terá direito aos atrasados, pois deu entrada em um novo pedido.

Dessa forma, a orientação dos especialistas é ter certeza se a reafirmação da DER será vantajosa e dará o benefício integral ao aposentado. Dependendo do tempo de julgamento, os atrasados serão uma quantia significativa. Sendo assim, avalie todos os dados, quanto está sendo deixando para trás e qual será o valor integral do benefício.

Como realizar a Reafirmação da DER?

O segurado já consegue reafirmar a DER, pela internet, no site Meu INSS. No campo de preenchimento dos “Dados do Requerente”, escolha a opção “sim” para a pergunta “Reafirmação DER?”.

Quem pede a aposentadoria pelo telefone, no número 135, também pode solicitar essa possibilidade ao atendente.

continua depois da publicidade