CPFs com indícios de fraudes devem ser CANCELADOS pela Receita Federal

Na última segunda-feira (16/11), a Receita Federal começou uma operação para apurar os dados dos brasileiros. A ação está sendo dividida por fases, com o objetivo de evitar que os documentos de pessoas falecidas possam ser usados por terceiros. Conforme informações preliminares, cerca de um milhão de CPFs podem ser cancelados por indícios de fraudes. […]

Na última segunda-feira (16/11), a Receita Federal começou uma operação para apurar os dados dos brasileiros. A ação está sendo dividida por fases, com o objetivo de evitar que os documentos de pessoas falecidas possam ser usados por terceiros. Conforme informações preliminares, cerca de um milhão de CPFs podem ser cancelados por indícios de fraudes.

continua depois da publicidade

CPFs cancelados por fraudes

A Coordenação-Geral de Gestão de Cadastros e Benefícios Fiscais, Cocad, deverá suspender CPFs de pessoas que possam ter morrido. Essa iniciativa, que começou na última segunda-feira (16/11), vai ser distribuída em lotes mensais, que totalizam 1.007.965 documentos. Na primeira remessa, pelo menos 100.000 CPFs já vão ser cancelados.

A Receita Federal pretende qualificar a identificação dos brasileiros, no sentido de combater fraudes em programas sociais. Caso o seu documento seja indevidamente cancelado, será possível contestar a decisão pelos canais de atendimento do órgão público.

continua depois da publicidade

Auxílio emergencial: como saber se o seu CPF foi usado por outra pessoa?

Para saber se o CPF foi usado indevidamente para requerer o auxílio emergencial, basta seguir alguns procedimentos básicos:

  • Acesse o site do Dataprev;
  • Ao abrir a página, insira o número de seu CPF, nome completo, data de nascimento e nome de sua mãe;
  • Clique em “não sou um robô” e, depois, em “Enviar”;
  • Feito isso, uma nova página abrirá automaticamente. Ela indicará se o auxílio emergencial foi ou não solicitado para aquele número de CPF.

De acordo com levantamentos da PSafe, cerca de sete milhões de pessoas sofreram algum tipo de golpe relacionado ao auxílio emergencial. Os crimes podem ser denunciados para o Ministério da Cidadania (telefones 121 ou 0800-707-2003) ou em agências da Caixa.