Saque-aniversário FGTS 2021: veja o calendário de pagamento

O saque-aniversário é uma modalidade criada pelo governo federal para a liberação do FGTS. Com a alternativa, os trabalhadores podem resgatar parte do dinheiro dentre as suas contas ativas e inativas em 2021. continua depois da publicidade Esse procedimento deve ser realizado por meio de uma espécie de empréstimo, sujeito à aprovação, que usa os valores […]

O saque-aniversário é uma modalidade criada pelo governo federal para a liberação do FGTS. Com a alternativa, os trabalhadores podem resgatar parte do dinheiro dentre as suas contas ativas e inativas em 2021.

continua depois da publicidade

Esse procedimento deve ser realizado por meio de uma espécie de empréstimo, sujeito à aprovação, que usa os valores do fundo como garantia. Por outro lado, muitas pessoas não sabem que é possível antecipar o saque-aniversário do FGTS.

“O empréstimo consiste em uma antecipação do valor do saque disponibilizado no mês do seu aniversário. O saldo do FGTS é utilizado como garantia da operação, trazendo simplicidade e agilidade para a contratação. (…) Você pode antecipar um, dois e até três anos. E o valor também é variado, até o limite do saldo, tendo no mínimo R$ 2 mil”, explicou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em ocasiões anteriores.

continua depois da publicidade

Saque-aniversário do FGTS 2021

Abaixo, confira o calendário de pagamento do saque-aniversário do FGTS em 2021.

Nascidos em 

Data do saque

continua depois da publicidade

Janeiro

De janeiro a março

 Fevereiro

De fevereiro a abril

continua depois da publicidade

Março

De março a maio

Abril

continua depois da publicidade

De abril a junho

Maio

De maio a julho

Junho

De junho a agosto

Julho

De julho a setembro

Agosto

De agosto a outubro

Setembro

De setembro a novembro

Outubro

De outubro a dezembro

Novembro

De novembro a janeiro de 2022

Dezembro

De dezembro a fevereiro de 2022

Caso o trabalhador opte pelo saque-aniversário e não saque o benefício no período correto – entre o mês de seu nascimento e os dois meses seguintes –, o dinheiro retorna automaticamente para o fundo de garantia do trabalhador.

Como faço para mudar para saque-aniversário?

No caso de não correntistas do banco da Caixa Econômica é preciso se dirigir até uma agência com os documentos pessoais e carteira de trabalho e comunicar o desejo de mudança.

Quem possuir conta ativa na Caixa pode realizar a mudança sem sair de casa, através do Internet Banking ou via aplicativo Caixa, na opção “FGTS e INSS”, seguida por “Saque-aniversário FGTS”.

Benefícios com a modalidade de saque-aniversário

De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), a antecipação do saque-aniversário do FGTS traz diversas vantagens aos interessados. Veja:

  • Juros por mês: 0,99%;
  • Juros por ano: 12,54%;
  • Antecipação de até três anos do FGTS;
  • Crédito rápido e de fácil adesão;
  • Pagamento automático e feito em parcela única;
  • Dinheiro entra no dia seguinte à adesão.

Para solicitar a quantia antecipada, é necessário ser maior de 18 anos e estar com CPF em situação regular, além de possuir conta poupança ou conta corrente na Caixa Econômica Federal.