Governo libera calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021

Na última segunda-feira (11/01), o calendário oficial de pagamentos do Bolsa Família em 2021 foi divulgado pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do Ministério da Cidadania. Em janeiro, o pagamento vai começar entre os dias 18 e 29. continua depois da publicidade O Bolsa Família em 2021 vai ser pago sempre nos últimos dez […]

Na última segunda-feira (11/01), o calendário oficial de pagamentos do Bolsa Família em 2021 foi divulgado pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do Ministério da Cidadania. Em janeiro, o pagamento vai começar entre os dias 18 e 29.

continua depois da publicidade

O Bolsa Família em 2021 vai ser pago sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês, de forma escalonada. A única exceção será em dezembro, devido as festas de fim de ano, o pagamento do benefício é adiantado, a data limite é o dia 23.

Para entender o calendário do Bolsa Família em 2021, a fim de saber os dias em que são efetuados os depósitos ou quando os saques estão disponíveis, o grupo familiar precisa observar o dígito final do Número de Identificação Social (NIS), que está impresso no cartão do benefício.

continua depois da publicidade

Todas as informações pertinentes ao cronograma do benefício foram publicadas em portaria no Diário Oficial da União (DOU). Anteriormente, a Caixa Econômica Federal, responsável pela operação do programa, já havia divulgado as datas dos pagamentos. Veja o calendário a seguir:

Texto alternativo: calendário de pagamentos do bolsa família 2021: veja todas as datas em que o crédito será liberado

Calendário de pagamentos do Bolsa Família 2021

Novidades no Bolsa Família em 2021

Atualmente, o programa conta com 14 milhões de famílias inscritas e o governo federal pretende incluir novos cidadãos que estejam em situação de vulnerabilidade. O orçamento estimado para folha de pagamentos do Bolsa Família em 2021 é de R$34,8 bilhões.

Além disso, existem propostas para a ampliação do benefício por meio da criação de 3 bolsas por mérito: escolar, esportivo e científico. Esses abonos serão uma forma de premiar estudantes beneficiários do programa devido ao seu desempenho nessas áreas.

continua depois da publicidade

Essa proposta está sendo analisada e negociada pelos ministérios da Educação, da Ciência e Tecnologia. E posteriormente precisará da aprovação do presidente. A expectativa é que no primeiro ano da liberação das bolsas cerca de 20 mil estudantes sejam contemplados com bolsa por mérito esportivo ou iniciação científica.

Bancarização

Em dezembro de 2021, a Caixa anunciou bancarização dos beneficiários do Bolsa Família em 2021. As famílias que já estão inscritas no programa que ainda realizam saques por meio do Cartão Cidadão migrarão para a conta poupança social digital do Caixa Tem.

Por meio dessa ferramenta digital, que foi desenvolvida para o pagamento do auxílio emergencial na pandemia da COVID-19, os beneficiários poderão realizar o pagamento de boletos e de contas domésticas (como água, luz e gás), enquanto aguardam o calendário de saques.

continua depois da publicidade