Bolsa do Povo Educação é lançado pelo governo de SP; inscreva-se

O governo de São Paulo lançou o Bolsa do Povo Educação, novo programa que contratará 20 mil responsáveis de alunos da rede de ensino estadual para prestar apoio às escolas em diversas funções. continua depois da publicidade São Paulo abre mais de 600 vagas de emprego em processo seletivo O anúncio foi feito nesta quarta-feira […]

O governo de São Paulo lançou o Bolsa do Povo Educação, novo programa que contratará 20 mil responsáveis de alunos da rede de ensino estadual para prestar apoio às escolas em diversas funções.

continua depois da publicidade

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (14/07) pelo governador João Doria. “O Bolsa do Povo Educação é mais um programa da Rede de Proteção Social do Governo do Estado de São Paulo, que já beneficia hoje 2 milhões de pessoas em situação de alta vulnerabilidade”, afirmou o governador.

Como funcionará o Bolsa do Povo Educação

O Bolsa do Povo Educação contratará os pais dos alunos das escolas públicas para que prestem serviços gerais como apoio escolar, preparação de alimentos, limpeza e conservação do local.

continua depois da publicidade

Serão pagos R$ 500 mensais durante seis meses como forma de remuneração pelos serviços prestados. De acordo com o governo, esta é uma forma de aproximar os pais das escolas e ainda contribuir financeiramente com pessoas que estão desempregadas.

“O programa é uma medida muito importante, tanto para as escolas quanto para as famílias que mais precisam. Temos trabalhado muito no Governo de São Paulo para apoiar a todos, na área social, inclusive na alimentação escolar, servindo marmitas para os alunos”, disse Rossieli Soares, Secretário Estadual da Educação, durante o anúncio do programa.

Bolsa do Povo Educação: quem pode participar

Para participar do Bolsa do Povo Educação, o interessado deve cumprir os seguintes requisitos:

continua depois da publicidade
  • Ser responsável legal por aluno da rede estadual (um responsável por família);
  • Estar desempregado há pelo menos três meses;
  • Ter entre 18 e 59 anos ;
  • Morar próximo à unidade escolar onde atuará (máximo de 2km).

Além dos critérios obrigatórios, existem os requisitos que fazem com que a pessoa tenha preferência na hora de ser chamado. Terá prioridade o inscrito que:

  • Estiver cadastrado no CadÚnico;
  • For mãe de aluno da rede estadual;
  • Tiver filho estudando na escola de interesse;
  • Morar mais perto da escola;
  • Tiver maior idade.

Bolsa do Povo Educação: como se inscrever

As inscrições do Bolsa do Povo Educação começaram no dia 19 de julho e vão até 31 de julho de 2021, no site do programa.

No ato do registro, o candidato deve informar os seus dados pessoais. As informações serão conferidas posteriormente para averiguar se o interessado cumpre os requisitos. De acordo com o governo, a participação é gratuita.

continua depois da publicidade

Depois de se inscreverem, os interessados serão selecionados conforme as regras do programa e passarão por uma entrevista. A própria escola será a responsável pela etapa e avaliará se contará ou não com a pessoa. As contratações começarão a partir de 16 de agosto de 2021 e vão até o final do ano letivo.