FGTS: verifique se tem direito e se pode sacar em 2021

Com a crise econômica pela qual o país atravessa e o aumento no índice de desemprego, cada vez mais os trabalhadores buscam sacar saldo existente no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) ainda em 2021. Se você está buscando informação sobre o seu FGTS, verifique se tem direito e se pode sacar ou […]

Com a crise econômica pela qual o país atravessa e o aumento no índice de desemprego, cada vez mais os trabalhadores buscam sacar saldo existente no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) ainda em 2021. Se você está buscando informação sobre o seu FGTS, verifique se tem direito e se pode sacar ou utilizá-lo ainda no ano de 2021.

continua depois da publicidade

Para quem não se recorda, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito garantido a todo trabalhador empregado formalmente. Mas, para fazer uso desse dinheiro, o empregado e a empresa precisam seguir normas bem claras.

O depósito do FGTS, por parte do empregador, é realizado no início de cada mês. Eles depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados.

continua depois da publicidade

O valor do FGTS, para o empregador, é de 8% do salário de cada funcionário. Ou seja, o Fundo é constituído pelo total desses depósitos mensais, com um leve rendimento ao longo dos anos.

FGTS: verifique se tem direito e pode sacar em 2021

Como dissemos acima, somente pode sacar o FGTS, em qualquer época do ano, aqueles que se adequarem a determinadas regras específicas.

Para saber se você tem direto ao FGTS, podemos citar as seguintes condições, boa parte já é até bem conhecida dos cidadãos:

continua depois da publicidade
  • Fim do contrato de trabalho;
  • Fim do contrato por extinção da empresa;
  • Morte do empregador individual, empregador doméstico ou por nulidade do contrato de trabalho, ou morte do trabalhador;
  • Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
  • Aposentadoria;
    No caso de necessidade por desastre natural;
  • Suspensão do trabalho avulso por prazo igual ou superior a 90 dias;
  • Trabalhador ou dependente portador do vírus HIV, ou com câncer ou com outra doença terminal;
  • Quando o trabalhador estiver por 3 anos ininterruptos fora do regime do FGTS (ou seja, desempregado);
  • Aquisição da casa própria, liquidação ou amortização de dívida;
  • Saque aniversário, entre outras situações.

Saque aniversário do FGTS

Com relação ao saque aniversário do FGTS, lembramos que ele é solicitado no site do FGTS/Caixa  ou no Aplicativo FGTS para celulares.

Mas vale lembrar que esta opção é um pouco arriscada, porque, ao optar pelo saque aniversário, o trabalhador ficará impedido de sacar quando for demitido. Detalhes e a simulação do valor do saque podem ser lidos aqui.

Como consultar o saldo e sacar o FGTS

Atualmente, há formas cômodas de consultar o saldo do FGTS. Ele pode ser monitorado por SMS, bastando se cadastrar no site da Caixa, clicando aqui.  

continua depois da publicidade

Aqueles que possuem conta na Caixa e fazem transações no aplicativo da Caixa também podem consultar seu saldo facilmente no home banking.

Outra forma de receber o extrato do FGTS é em sua própria casa, de dois em dois meses. Também pode baixar o Aplicativo FGTS.

Para fazer o saque do FGTS, verifique quais as modalidades disponíveis para saque no site da Caixa, clicando aqui.

continua depois da publicidade

Lucros do FGTS e FGTS Emergencial

A expectativa para 2021 é de que a Caixa libere até 31 de agosto o depósito de parte dos lucros do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, referente ao ano de 2020.

Há aproximadamente R$ 5,9 bilhões que deverão ser transferidos para o trabalhadores que tiverem direito, ou seja, aqueles que tiveram carteira assinada até 31 de dezembro do ano passado e possuíam saldo positivo na conta do FGTS.

Todo esse montante, contudo, somente pode ser sacado pelo trabalhador que se adequar àquelas regras que explicamos no começo desta postagem.

Tirando as regras já conhecidas, não há previsão, em 2021, de liberação de saques do FGTS Emergencial, aquele utilizado em razão do enfrentamento da COVID-19. Detalhes sobre essa modalidade aqui.