Pente-fino do INSS vai revisar mais de 900 mil benefícios

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai revisar mais de 900 mil benefícios no próximo mês (agosto). Entre esses, estão 170 mil auxílios pagos por incapacidade temporária de pessoas que não realizaram perícia-médica nos últimos seis meses. Até agora, já foram enviadas cerca de 700 mil cartas para segurados em todo o Brasil avisando […]

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai revisar mais de 900 mil benefícios no próximo mês (agosto). Entre esses, estão 170 mil auxílios pagos por incapacidade temporária de pessoas que não realizaram perícia-médica nos últimos seis meses. Até agora, já foram enviadas cerca de 700 mil cartas para segurados em todo o Brasil avisando sobre o pente-fino do INSS.

continua depois da publicidade

Além do auxílio-doença, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também será alvo de reanálise. Para continuar recebendo os pagamentos, é necessário realizar a comprovação da situação, por meio de documentos e exames médicos.

Convocação para o pente-fino do INSS

Como já informado, os segurados que terão seus benefícios revisados receberão uma carta pelos Correios com todas as informações. “Os segurados devem ter o endereço sempre atualizado, pois a comunicação pode ir por e-mail e, caso esteja em área de risco onde não chega carta, pode mudar o endereço”, alertou a advogada Adriane Bramante.

continua depois da publicidade

O alerta sobre o pente-fino do INSS também poderá ser feito por meio da rede bancária responsável pelos pagamentos. Essa poderá notificar os trabalhadores por meio de mensagens que são exibidas nos caixas eletrônicos.

Adriane, que também é presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), afirmou que não existe uma lista para os trabalhadores conferirem se estão entre as análises ou não. Por isso, é preciso estar em alerta em relação às correspondências e ao status dos auxílios.

O que fazer se eu receber a carta do INSS?

De acordo com o INSS, assim que o segurado receber a carta acerca do pente-fino, ele tem 30 dias para agendar perícia médica. “Quem perder esse prazo, terá o benefício suspenso”, informou a autarquia em nota. Sendo assim, o Instituto instrui os trabalhadores a fazer o agendamento pelo site ou app Meu INSS ou ligando para 135. Pela internet, você vai:

continua depois da publicidade
  1. Acessar o Meu INSS e fazer login;
  2. Selecionar a opção “Agende sua Perícia” no menu do lado esquerdo;
  3. Clicar em “Agendar Novo” e escolher o melhor dia para você.

A plataforma permite que você acompanhe todo o trâmite do pedido. O INSS orienta ainda que as pessoas anotem as informações do agendamento para não perder o dia. Se, por algum imprevisto, não for possível comparecer à perícia médica, o Instituto aconselha a reagendar o procedimento pelo telefone.

“Caso o INSS comunique a necessidade de perícia e a pessoa não apareça no prazo, eles podem suspender o pagamento. Neste caso, a pessoa comparece e eles agendam a perícia para regularizar o pagamento”, disse Adriane Bramante.