Bahia: nova parcela do Bolsa Presença é concedida para famílias de estudantes; confira

Governo do Estado da Bahia concedeu uma nova parcela do Bolsa Presença, auxílio financeiro dedicado às famílias dos estudantes.

Uma boa notícia para as 311 mil famílias que recebem os recursos do Programa Bolsa Presença na Bahia! É que o governo estadual liberou desde o dia 10 de setembro de 2021 mais uma parcela para os beneficiários.

continua depois da publicidade

Cada família elegível receberá R$ 150,00, lembrando que, com essa disponibilização, já foram pagas cinco parcelas, de um total de seis. A lei estadual que instituiu o programa é a de número 14.310, de 24 de março de 2021.

Diferentemente do vale-alimentação, que foi outro programa assistencial surgido depois da pandemia, o Bolsa Presença só é pago às famílias que estão “em condição de vulnerabilidade socioeconômica e cadastradas no CadÚnico”. Alunos que recebem o vale-alimentação e estão aptos para o Bolsa Presença recebem ambos os benefícios.

continua depois da publicidade

Critérios para receber o Bolsa Presença

Os estudantes recebem o benefício assistencial do governo baiano quando cumprem os seguintes requisitos:

  • Assiduidade nas aulas (remotas, híbridas ou presenciais);
  • Participação obrigatória dos alunos nas avaliações de aprendizagem; e
  • Manutenção dos dados cadastrais atualizados na unidade escolar e de sua família no CadÚnico.

Investimento para o Bolsa Presença

De acordo com a Secretaria da Educação (SEC), os 357 mil estudantes beneficiados representam um investimento, por parte do estado, da ordem de R$ 280 milhões. A fonte dos recursos é própria, ou seja, não é uma iniciativa que partiu do governo federal.

A SEC ainda lembra que o propósito fundamental do Programa é, além de apoiar financeiramente as famílias, contribuir para que, por razões financeiras, os alunos venham a abandonar as escolas.

continua depois da publicidade

Conforme o Tudo Bahia havia noticiado, o pagamento da parcela anterior (4ª) foi realizado no dia 10 de agosto de 2021. A primeira parcela foi paga no dia 24 de abril do mesmo ano.

Quer saber de todos os detalhes sobre o Bolsa Presença? Visite o site oficial do Programa.