Confira 7 aplicativos que te ajudam a economizar nas contas do dia a dia

Com os aplicativos, os consumidores podem economizar em aluguel de carros, compras de supermercado, planos de celular, etc.

Com o advento da tecnologia, o constante processo de melhorias de ferramentas, e o crescimento do mercado, os consumidores passaram a ter mais ofertas para avaliar. Com isso, a possibilidade de encontrar qual é a melhor opção para cada pessoa deu também a condição do próprio consumidor focar na relação custo-benefício.

continua depois da publicidade

Ainda em um momento de recessão econômica em que a população se encontra, com diminuição de renda para muitos e o desemprego se tornando realidade para mais de 14 milhões (IBGE), a economia diária se faz mais necessária do que nunca.

Dentro deste contexto, aplicativos de serviços que proporcionam praticidade e economia diária no bolso do consumidor se destacam no mercado. São ferramentas que ajudam a população a fechar o mês com resultados mais satisfatórios dentro de seus orçamentos e a realocar gastos, contribuindo para um melhor planejamento financeiro.

continua depois da publicidade

Plano de celular acessível e com internet grátis

A Veek, primeira operadora com plano gratuito de celular do mundo, com o seu plano Freemium consegue oferecer um plano de internet grátis aos usuários. Por meio de vídeos publicitários de poucos segundos assistidos ao longo do dia, os benefícios do plano são liberados. Ou seja, através dessa troca o consumidor pode usufruir de sua internet diariamente.

O pacote oferece 1GB de internet grátis mensalmente, ligações ilimitadas e 30 mensagens de texto (SMS) por dia. Assim, é possível cortar seus gastos com planos de celular, garantindo uma economia que faz diferença para muitos em um período de contenção.

Compras de supermercado

Quando se fala em economia nas compras de itens de consumo doméstico, a shopper.com.br, maior supermercado 100% online do país, traz o modelo de compra programada, uma inovação que a startup adotou nesse segmento no Brasil.

continua depois da publicidade

Por meio desse jeito inteligente de fazer compras, uma família economiza, em média, 10% em relação a supermercados tradicionais com vendas online. Como funciona a compra programada: o consumidor monta sua cesta, seleciona o dia de entrega e finaliza sua compra. A partir de então, recebe em casa suas compras todos os meses. Sua lista fica salva no site ou app da shopper.com.br e uma entrega fica automaticamente pré-agendada para cada mês.

O cliente recebe lembretes mensais para alterar sua lista ou data antes das próximas entregas. Com esse modelo, não há custo com perdas de produtos, manutenção de grandes estoques e com grandes áreas de armazenamento, o que se traduz, no final, em melhores preços para o consumidor.

Bikes compartilhadas

A Tembici é líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, responsável pelo sistema de bikes compartilhadas patrocinado pelo Itaú Unibanco. O modelo de negócio em estações fixas permite não só a confiança do usuário em saber que sempre haverá uma bike à sua espera, além de toda a segurança proporcionada pelo sistema, como também contribui para a economia em locomoção nas despesas mensais, sendo a opção com menor preço entre os modais de transporte e que o usuário não se preocupa com reparos e manutenção.

continua depois da publicidade

No Rio de Janeiro, por exemplo, os cariocas conseguem utilizar as bikes por a partir de R$ 3. Além da economia financeira, a bike compartilhada também contribui para a saúde do planeta. Somente em 2020, foram mais de 4 mil toneladas de CO2 economizados com pedaladas, que se fossem emitidos, seria necessário o plantio de aproximadamente 30 mil árvores.

Seguro mais barato

A Justos é uma startup de seguros que vai utilizar dados para oferecer preços mais justos para quem dirige de forma consciente. A insurtech será a primeira do Brasil a utilizar esse modelo.

Para avaliar a direção de cada participante, cinco comportamentos são observados pela Justos: a forma como o usuário realiza aceleração, frenagem, curvas, velocidade e se tem uma direção focada, que analisa se a pessoa utiliza o celular enquanto dirige.

continua depois da publicidade

Com isso, a startup vai conseguir oferecer planos até 30% mais baratos e ainda conceder descontos adicionais a cada mês, com base na direção do mês anterior de cada cliente. O cliente poderá contratar o seguro diretamente pelo aplicativo, site ou whatsapp, de uma maneira fácil, rápida e segura. No momento, é possível cotar o seu seguro pelo aplicativo e a venda das apólices começa ainda neste ano.

Aluguel de carros

A Kovi, startup que está revolucionando o acesso ao carro na América Latina, foi a primeira a oferecer no Brasil o inédito modelo pay-per-mile, que a consolidou como a primeira empresa de carros por assinatura a proporcionar planos mais acessíveis e justos para o usuário.

O modelo permite que o motorista tenha flexibilidade para dirigir quantos quilômetros quiser por semana, e seja cobrado proporcionalmente de forma automática, sem necessidade de contato com a empresa ou de pagar taxas inesperadas por isso ou se preocupar com custos adicionais com serviços como seguros, impostos e manutenção.

Com isso, a startup é capaz de atender desde o motorista de aplicativo que dirige por muitos quilômetros, com sua faixa de quilometragem ilimitada, até o cliente que passa menos tempo na rua, com faixas de quilometragens mais baixas.

Economia nos imprevistos do dia a dia

A Flix é a primeira seguradora 100% digital brasileira com foco exclusivo na venda de seguros e assistências residenciais e oferece um produto mensal, a partir de R$9,90, sem carência e burocracia.

A Insurtech possui um portfólio com quase 150 combinações de ofertas, entre cobertura financeira e assistências, e ainda permite a personalização da cobertura securitária de acordo com a necessidade do cliente. Entre as proteções mais tradicionais oferecidas estão: cobertura contra raio, incêndio e explosão, roubo e furto e danos elétricos, além de serviços de assistências de chaveiro, eletricista, encanador, vidraceiro, help desk, conserto de eletrodomésticos e Pet.

O segurado não precisa se preocupar com imprevistos de gastos durante o mês, podendo recorrer aos serviços oferecidos pela Flix até 8x por mês – 2x em cada serviço emergencial – sem acréscimo de custo e tendo este benefício renovado mensalmente, sem que haja alteração no valor do seguro. Para saber mais e/ou contratar um plano basta acessar o site.

Crédito acessível e economia

Além das pequenas economias, há também quem tenha um olhar macro sobre a situação. É o caso da startup israelense Innovative Assessments, que atende a população que precisa de créditos. Por meio do rápido questionário psicométrico Worthy Credit (“Digno de Crédito”, em tradução livre), é gerado um perfil baseado na confiança através de dados que referendem a previsibilidade de inadimplências de empréstimos e pagamentos.

A plataforma funciona como uma informação adicional aos bancos. “Se essa parcela da população não conseguir o crédito de um banco, precisarão obtê-lo por meio de empréstimos com taxas de juros muito mais altas. Portanto, nós os ajudamos a obter crédito mais acessível e economizar dinheiro”, explica Roey Shochat, CRO da IA. Com o Worthy Credit, a israelense ajuda o consumidor a ter acesso a crédito com taxas acessíveis, podendo economizar mais sem colocar em risco suas finanças.

Fonte: Grupo VCRP Brasil.