É possível sacar as parcelas do Bolsa Família sem o cartão do programa?

As parcelas do Bolsa Família são pagas para famílias de baixa renda. Caixa Tem permite movimentação sem cartão.

O cartão do Bolsa Família garante que o usuário possa sacar o dinheiro do programa em diversos locais. No entanto, o que acontece se você o perder? É possível sacar o dinheiro do Bolsa Família sem o cartão do programa?

continua depois da publicidade

O Bolsa Família atende mais de 13,9 milhões de pessoas em todo o país. A Caixa Econômica Federal é a responsável por fazer os repasses do programa. O dinheiro é repassado a pessoas que estão em famílias consideradas em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Como sacar as parcelas do Bolsa Família sem o cartão?

De acordo com as regras do governo federal, é possível sacar o dinheiro do Bolsa Família sem o cartão do programa. No caso, o beneficiário deve retirar o dinheiro por meio da guia avulsa de pagamento nas agências da Caixa Econômica Federal.

continua depois da publicidade

É necessário que o interessado leve consigo um documento de identificação oficial. No caso, são aceitos: RG, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Carteira de Trabalho. Lembre-se de verificar se o documento está em boas ocasiões.

Nas Casas Lotéricas ou Caixas Eletrônicos não é possível fazer o saque sem o cartão. Por isso, fique atento às regras do Bolsa Família e cuide bem do seu cartão para evitar qualquer tipo de problema.

Caixa Tem: movimentação sem cartão

Atualmente, os pagamentos do Bolsa Família são pagos por meio de contas digitais sociais gratuitas. Inicialmente, o dinheiro pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem (Android ou iOS) desenvolvido pela Caixa Econômica Federal.

continua depois da publicidade

A ferramenta permite que o usuário saque o dinheiro, realiza transferências, pague boletos, pague contas, faça compras nos supermercados, faça cartão de débito digital e realize outros serviços bancários. Todas as atividades podem ser feitas sem o uso do cartão físico.