ITR 2021: prazo para enviar declaração termina em breve; veja como fazer

No ano passado, a Receita Federal recebeu 5,8 milhões de Declarações de ITR. A previsão para 2021 é que sejam submetidos 5,9 milhões de documentos.

O prazo para o envio da Declaração do Importo sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) de 2021 vai ser encerrado nesta quinta-feira (30/09). As declarações devem ser enviadas para a Receita Federal até o final deste prazo.

continua depois da publicidade

No ano passado, a Receita Federal recebeu 5,8 milhões de Declarações de ITR. A previsão para 2021 é que sejam submetidos 5,9 milhões de documentos. A declaração deve ser feita online, pelo computador, no site da Receita Federal.

O envio da declaração é obrigatório para pessoa física ou jurídica, titulares de domínio útil ou donos de qualquer título de imóvel rural, com exceção daqueles que possuem alguma isenção ou imunidade. No caso dos que perderam a posse da propriedade rural entre o dia 1º de janeiro de 2021 e a data de entrega do DITR, ainda será preciso enviar a declaração ITR em 2021.

continua depois da publicidade

Caso o proprietário perca o prazo da declaração, haverá multa de 1% ao mês ou uma parcela do atraso, que é calculada sobre o valor total do imposto a ser pago.

Pagamento do ITR 2021

O valor do imposto poderá ser parcelado em até quatro parcelas iguais, mensais e sucessivas, com o valor mínimo de R$ 50. Se a quantia da parcela for menor que R$ 100, ela deverá ser paga em cota única.

Até o dia 30 de setembro, deverá ser feito o pagamento total ou da primeira parcela do imposto. O pagamento pode ser realizado por meio de qualquer agência bancária autorizada ou integrante da rede arrecadadora de receitas federais.

continua depois da publicidade