Tudo Bahia
Portal de Notícias

Entenda como recuperar benefícios atrasados do INSS

Os segurados do INSS, que moveram ações judiciais, devem acionar o tribunal responsável pela ação e realizar um novo pedido.

Os segurados que venceram ações judiciais contra o Instituto Nacional do Seguro Social poderão recuperar benefícios atrasados do INSS. Mais de 106 mil segurados abriram cerca de 85 mil processos contra o instituto, com o intuito de ter acesso a benefícios que não foram repassados.

Aqueles que vão recuperar os benefícios atrasados do INSS terão o prazo de dois anos para movimentar o dinheiro. Caso os valores não sejam movimentados ou retirados, a quantia será devolvida à União e liberada novamente somente por meio de pedido judicial.

A recuperação dos benefícios faz parte de uma ‘dívida’ em aberto entre o INSS e seus segurados. Ao todo, esses atrasos podem ser compostos de até 60 salários mínimos, o que equivale a R$ 66 mil.

Como recuperar os benefícios?

Os segurados, que moveram ações judiciais, devem acionar o tribunal responsável pela ação e realizar um novo pedido. Depois disso, é necessário aguardar a aprovação e notificação de que vão receber.

Aos que receberem valores inferiores a 60 salários mínimos (R$66 mil), o dinheiro será repassado de uma só vez mediante Requisições de Pequeno Valor (RPV), em uma conta do Banco do Brasil ou da Caixa, em até 60 dias.

Para os segurados que forem receber valores superiores a 60 vezes quanto ao piso nacional, o dinheiro será repassado por meio de precatórios que são creditados uma vez ao ano pela União.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais