Calendário da prova de vida do INSS terá lógica diferente em 2022; confira

O procedimento de prova de vida do INSS será anual e realizado no mês de nascimento dos segurados. Confira as mudanças.

As novas orientações sobre a prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já são de conhecimento público. A principal novidade para o ano de 2022 será o fato de que os segurados deverão realizar essa verificação no mês de seu aniversário.

continua depois da publicidade

Outro detalhe, que já está bem noticiado, é que a comprovação de vida obrigatória para 2021 encontra-se suspensa, sendo apenas voluntária. Claro, os cidadãos não precisam se preocupar, porque os benefícios continuam sendo pagos normalmente, a cada mês.

Prova de vida do INSS: novas regras

Se antes os cidadãos tinham que realizar a comprovação de vida conforme as diretrizes do banco responsável pelo pagamento, agora o procedimento poderá ser feito de forma eletrônica.

continua depois da publicidade

Para isso, basta utilizar a biometria já cadastrada para utilização do cartão magnético, da conta corrente e da conta poupança. Nos casos em que não houver o uso da biometria no atendimento eletrônico, o beneficiário precisará apresentar documento oficial com foto no atendimento presencial da agência.

O procedimento presencial não precisa ser feito diretamente pelo beneficiário, pois ele poderá designar um representante legal ou procurador já cadastrado no Instituto.

Na portaria que delimitou as novas regras, é ainda informado que as instituições bancárias deverão facilitar e auxiliar na locomoção de segurados com mais de 80 anos. Outras medidas que devem ser adotadas pelos bancos são:

continua depois da publicidade
  • O INSS deve enviar dois pagamentos com bloqueio aos bancos no caso de ausência da prova de vida;
  • Os pagamentos devem ser suspensos caso, após o bloqueio, a comprovação não seja realizada;
  • Devem ser cancelados os benefícios com suspensão superior a seis meses.

Reativação do benefício de forma digital

Após o cancelamento do pagamento, o beneficiário segurado poderá reativar seu benefício utilizando a biometria, no próprio app “Meu INSS”.

No caso dos agendamentos de prova de vida, o processo pode ser feito também pela plataforma online “Meu INSS”. Caso prefira, o cidadão pode usar o telefone 135.

Aqueles segurados que fizeram a comprovação de vida em 2021, mesmo que de forma facultativa, não terão tratamento diferenciado em 2022. Ou seja, esses também deverão realizar nova prova no mês de aniversário.

continua depois da publicidade